A Avenida Marginal da Moita foi palco, na noite de 24 de abril, de um concerto inesquecível protagonizado pelos Delfins, que assinalaram os 51 anos da Revolução dos Cravos com um espetáculo vibrante e emotivo.
BNP Paribas reforça o apoio ao cinema este ano ao patrocinar a Festa do Cinema Francês

Depois de patrocinar a 17ª edição do Motel X, pela primeira vez, o BNP Paribas volta a patrocinar a Festa do Cinema Francês, que já vai na sua 24ª edição, dando assim continuidade ao seu histórico apoio à sétima arte. A edição deste ano irá decorrer de 5 a 31 de outubro, em nove cidades do país.
A criatividade e a inovação são alguns dos valores fundamentais do cinema partilhados com o Grupo, fazendo do BNP Paribas o Banco líder, a nível europeu, no financiamento da indústria do cinema e audiovisual, através de uma relação histórica que dura há mais de um século.
Portugal tem também construindo uma forte aliança com o cinema, sob diferentes formas, sendo já um parceiro de referência da Festa do Cinema Francês em Portugal ao longo dos anos. "O compromisso do BNP Paribas com o cinema dura há mais de 100 anos, tendo como objetivo principal a promoção e o desenvolvimento da indústria, apoiando a promoção de um variadíssimo espectro de filmes de todos os géneros de públicos. É para nós um orgulho poder fazer parte de mais uma edição da Festa do Cinema Francês, enquanto parceiro, que é um dos eventos fundamentais na ampliação do cinema francófono e europeu e que permite um acesso facilitado de projetos fantásticos que, de outra forma, muito dificilmente chegariam aos portugueses", refere Nicolas Barbier, Territory Chief of Staff and Head of Company Engagement para o BNP Paribas Portugal.
Festa do Cinema Francês passa por nove cidades do país
A 24ª edição do evento irá percorrer nove cidades portuguesas e com a exibição de mais de 70 filmes, contribuindo para que os projetos possam chegar a cada vez mais portugueses. Assim, o certame irá passar por Almada, Coimbra, Évora, Faro, Lagos, Lisboa, Oeiras, Porto e Viseu.
A exibição do filme "Jeanne du Barry - A Favorita do Rei", da realizadora Maïwenn, que abriu o Festival de Cannes, em maio, irá marcar o arranque da edição deste ano, no dia 5 de outubro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Na programação destaca-se ainda a homenagem ao realizador Nicolas Philibert, que será alvo de uma retrospetiva, com a exibição de 18 filmes na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com a presença do próprio. Além disso, fazem parte da programação antestreias de obras recém-produzidas em França, e também uma seleção de filmes inéditos nas salas de cinema portuguesas.
A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, em colaboração com a Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal.
Festa do Cinema Francês consulte o site oficial, aqui.
O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebeu no passado dia 26 de Abril o espetáculo comemorativo "60 Anos de Canções", protagonizado por Fernando Tordo, uma das figuras maiores da música portuguesa.
A noite de 24 de abril de 2025 ficou marcada por um momento especial no Portimão Arena, com um concerto memorável de Os Azeitonas. A banda subiu ao palco para celebrar duas décadas de edições discográficas, numa noite repleta de nostalgia, boa disposição e homenagem à liberdade.
No passado dia 15 de abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, assinalou o seu 20.º aniversário com uma noite memorável, marcada pela atuação da fadista Raquel Tavares. O espetáculo, intitulado "As Canções de Carlos do Carmo", encheu por completo a sala, reunindo um público entusiasta que celebrou não só o legado do auditório, como também a...