BNP Paribas reforça o apoio ao cinema este ano ao patrocinar a Festa do Cinema Francês

06-10-2023

Depois de patrocinar a 17ª edição do Motel X, pela primeira vez, o BNP Paribas volta a patrocinar a Festa do Cinema Francês, que já vai na sua 24ª edição, dando assim continuidade ao seu histórico apoio à sétima arte. A edição deste ano irá decorrer de 5 a 31 de outubro, em nove cidades do país.

A criatividade e a inovação são alguns dos valores fundamentais do cinema partilhados com o Grupo, fazendo do BNP Paribas o Banco líder, a nível europeu, no financiamento da indústria do cinema e audiovisual, através de uma relação histórica que dura há mais de um século.

Portugal tem também construindo uma forte aliança com o cinema, sob diferentes formas, sendo já um parceiro de referência da Festa do Cinema Francês em Portugal ao longo dos anos. "O compromisso do BNP Paribas com o cinema dura há mais de 100 anos, tendo como objetivo principal a promoção e o desenvolvimento da indústria, apoiando a promoção de um variadíssimo espectro de filmes de todos os géneros de públicos. É para nós um orgulho poder fazer parte de mais uma edição da Festa do Cinema Francês, enquanto parceiro, que é um dos eventos fundamentais na ampliação do cinema francófono e europeu e que permite um acesso facilitado de projetos fantásticos que, de outra forma, muito dificilmente chegariam aos portugueses", refere Nicolas Barbier, Territory Chief of Staff and Head of Company Engagement para o BNP Paribas Portugal.

Festa do Cinema Francês passa por nove cidades do país

A 24ª edição do evento irá percorrer nove cidades portuguesas e com a exibição de mais de 70 filmes, contribuindo para que os projetos possam chegar a cada vez mais portugueses. Assim, o certame irá passar por Almada, Coimbra, Évora, Faro, Lagos, Lisboa, Oeiras, Porto e Viseu.

A exibição do filme "Jeanne du Barry - A Favorita do Rei", da realizadora Maïwenn, que abriu o Festival de Cannes, em maio, irá marcar o arranque da edição deste ano, no dia 5 de outubro, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Na programação destaca-se ainda a homenagem ao realizador Nicolas Philibert, que será alvo de uma retrospetiva, com a exibição de 18 filmes na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com a presença do próprio. Além disso, fazem parte da programação antestreias de obras recém-produzidas em França, e também uma seleção de filmes inéditos nas salas de cinema portuguesas.

A Festa do Cinema Francês é organizada pela produtora Jangada, em colaboração com a Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal.

Festa do Cinema Francês consulte o site oficial, aqui.

No passado dia 15 de abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, assinalou o seu 20.º aniversário com uma noite memorável, marcada pela atuação da fadista Raquel Tavares. O espetáculo, intitulado "As Canções de Carlos do Carmo", encheu por completo a sala, reunindo um público entusiasta que celebrou não só o legado do auditório, como também a...