Belmonte vai homenagear Zeca Afonso com estátua em tamanho real

A Câmara Municipal de Belmonte vai homenagear Zeca Afonso com um conjunto de atividades, que incluem o descerramento de uma estátua em tamanho real do cantautor, que ali viveu quando ainda era bastante jovem.

As iniciativas decorrem no sábado e domingo em que o Castelo de Belmonte será palco para pequenos concertos que recordam a obra de Zeca Afonso e o seu trabalho de intervenção social.

O destaque vai para um concerto de João Afonso de tributo ao seu tio Zeca, o espetáculo está marcado para domingo, às 23:00.

A cerimónia de descerramento da estátua em tamanho real está marcada para domingo, às 18:00, o mesmo dia em que Zeca Afonso fazia anos.

Segundo a autarquia, a homenagem deve contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, da diretora regional de Cultura do Centro, Susana Menezes, e do ex-ministro da Cultura João Soares.

As atividades arrancam no sábado, com uma visita teatralizada (16:30, Largo Zeca Afonso). A partir das 21:00, no Castelo de Belmonte, as apresentações musicais ficam a cargo de Joana Carvalho, TriVenção e Zeca e outros Amigos.

No domingo, após a inauguração da estátua, atuam Carlos Vasconcelos (19:00), Rúben Matos (21:30) e João Afonso (23:00).

Lusa 

Publicidade