Avicii - Novo álbum, ''TIM'', já disponível

"AVICII: TIM", um álbum de música inédita do aclamado produtor/músico/compositor e intérprete Tim Bergling chega hoje às lojas. AVICII criou performances inovadoras que se tornaram o padrão da música eletrónica e definiram o som e a estrutura do movimento global EDM. Quando anunciou que se ia retirar das digressões, escreveu: "No entanto, nunca deixarei a música. Continuarei a falar com os meus fãs através dela". E, certamente, é isso que acontece no disco "TIM".

A revista "SPIN" escreveu no tema de capa que saiu recentemente que "'TIM' reafirma a mestria de Bergling na criação de melodias efervescentes e indeléveis, ao mesmo tempo em que aborda influências, estruturas de canções e ideias evoluídas. É, ao mesmo tempo, o Avicii que sempre conhecemos e uma evolução elegante e inteligente da música de dança/pop moderna."

Antes de sua morte prematura no ano passado, Bergling já tinha finalizado várias das 12 faixas do disco "TIM", incluindo "Heaven". Tim e Chris Martin escreveram e gravaram "Heaven" em 2014, tendo Tim produzido a versão final em 2016 - desde então que nunca mais foi mexida. Com a exceção do último verso, que foi acrescentado após a morte de Bergling, a canção "Heart Upon My Sleeve (feat. Imagine Dragons)" já estava finalizada.

Outros temas estavam 90% finalizados e o trabalho final foi realizado por um trio de produtores que colaboraram com Bergling ao longo da sua carreira, tendo escrito com ele muitas das novas músicas e seguido de perto as instruções detalhadas que ele deixou. "SOS (feat. Aloe Blacc)", acumulou 250 milhões de streams em todo o mundo desde o seu lançamento, atingiu o 3.º lugar do Spotify Global Top 200 e lidera as tabelas BBC Radio1 A-List e Dance/Electronic da Billboard, além de ter chegado ao 1.º lugar do top de airplay na Alemanha, Holanda e Suécia.

As receitas do álbum de Avicii revertem para a organização sem fins lucrativos Tim Bergling Foundation, que beneficia organizações que tanto apoiam pessoas com problemas de saúde mental, como levam a cabo ações de prevenção e educação sobre suicídio, e outras organizações envolvidas na conservação da vida selvagem e outras questões pelas quais Bergling tinha interesse e paixão. 

Universal Music Portugal

Publicidade