Áustria vence o Festival da Eurovisão, Portugal fica em 21º lugar

18-05-2025

A Áustria sagrou-se vencedora da 68.ª edição do Festival da Eurovisão da Canção, realizada este sábado, 17 de maio, em Basileia, na Suíça. A canção "Wasted Love", interpretada pelo cantor austríaco JJ, conquistou o público europeu e garantiu o primeiro lugar com um total de 436 pontos, destacando-se na votação do júri com 257 votos.

O segundo lugar foi disputado até ao último momento e acabou por ser atribuído a Israel, com 357 pontos, logo seguido pela Estónia, que arrecadou 356. Suécia e Itália fecharam o top cinco desta edição do concurso.

Na outra ponta da tabela, San Marino terminou em último lugar com apenas 27 pontos. Portugal, representado pelo grupo NAPA com a canção "Deslocado", somou 50 pontos, classificando-se no 21.º lugar.

A final contou com a participação de 26 países, apurados nas duas semifinais realizadas nos dias 13 e 15 de maio. Portugal conseguiu o seu lugar na final através da primeira semifinal, juntamente com Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, San Marino, Estónia e Ucrânia. Na segunda semifinal passaram Lituânia, Israel, Arménia, Dinamarca, Áustria, Luxemburgo, Finlândia, Letónia, Malta e Grécia.

Tal como em 2024, a edição deste ano voltou a ser marcada por protestos contra a participação de Israel. Durante os ensaios, manifestantes empunharam bandeiras da Palestina, e várias emissoras de televisão incluíram mensagens de teor político nas suas transmissões.

A vitória de JJ marca o terceiro triunfo da Áustria na história do Festival da Eurovisão, depois das vitórias em 1966 e 2014.

A banda brasileira Lagum, um dos principais grupos da nova geração da música brasileira, acabam de anunciar uma nova digressão mundial em 2026, desenhada pela promotora nacional Primeira Linha, com nova passagem por Portugal nos dias 17 de abril no Hard, Rock no Porto e a 18 de abril no LAV, em Lisboa.

A cantora e compositora brasileira Carol Biazin fará a sua estreia ao vivo em Portugal este verão, com três concertos marcados para o mês de julho. Na bagagem, traz o seu novo álbum "No Escuro, Quem É Você?", um trabalho que mistura pop com influências de jersey club, UK garage, house, new jazz e R&B...