Armário é a nova música dos Clã

18-04-2020

Os Clã revelam mais uma canção de Véspera, o próximo álbum a ser editado em breve.
Depois de Tudo no Amor e Sinais, Armário é o terceiro avanço do novo trabalho de estúdio da banda e é também a primeira parceria dos Clã com Capicua que assina a letra da canção.

Aqui fica a história deste feliz encontro criativo, contada, na primeira pessoa, pela talentosa MC e autora:

"Esta foi a minha primeira colaboração com os Clã, de quem sempre fui fã e a quem sempre admirei o bom gosto. Ser convidada para escrever-lhes uma letra foi uma alegria. 

Quando nos encontrámos para ouvir algumas demos e falar sobre possíveis ideias, perguntei-lhes se tinham algum conceito para o álbum e se queriam sugerir algum caminho. 

Explicaram-me que gostam de dar toda a liberdade a quem lhes escreve e que o acaso costuma garantir a coerência do todo, mas que, se tivessem que situar o novo disco, seria no prenúncio que antecipa um grande acontecimento. O segundo antes da explosão. O hiato entre a normalidade e a ruptura. O batimento imediatamente antes do descompasso. 

Ora foi daí que me surgiu esta letra. Lembrei-me do canário da mina que dá o sinal de alerta, antecipando a asfixia. Lembrei-me da onda que recua antes do maremoto. Lembrei-me do silêncio dos pássaros antes do estalar da tempestade. E resolvi usar essas imagens para falar indiretamente sobre ansiedade, depressão e pânico. As verdadeiras pandemias do nosso século.

Curioso é perceber que o disco dos Clã acabou por ser terminado precisamente no momento que antecedeu o caos, e que agora estamos todos fechados em casa, mais ou menos claustrofóbicos, como a letra do "Armário" sugere. Resta saber se teremos verão e que outros prenúncios nos trará o novo disco dos Clã."

Capicua

O videoclipe de Armário, estreado na passada quarta, 15 de Abril, (e que num só dia alcançou mais de 20.000 visualizações), é de Joana X e André da Loba (também autor das ilustrações), com a colaboração de Dulce Cruz e Nuno Marques.

©Força de Produção