Andy Sheppard atua na Fortaleza de Santiago em Sesimbra

O aclamado saxofonista e compositor britânico Andy Sheppard atua no dia 14, sábado, às 23 horas, na Fortaleza de Santiago. Sheppard, que vive em Portugal desde 2017, vai estar acompanhado pela banda Hotel Bristol, composta maioritariamente por músicos portugueses. O espetáculo faz parte do programa do Aqui Há Jazz 2019.

Andy Sheppard é um nome incontornável do jazz europeu e um dos poucos músicos britânicos que tiveram um impacto significativo na cena internacional de jazz, tocando e escrevendo para varias formações, tanto para solo, como para música de big band e orquestra de câmara. Os seus mais recentes álbuns foram editados pela prestigiosa discográfica ECM.

Depois de um período em Paris, onde trabalhou com grupos como Urban Sax, retornou ao Reino Unido em meados dos anos 80, para gravar o álbum "Andy Sheppard" para a Antilhas Island Records, com Steve Swallow como produtor, o começo de uma longa associação musical que continua até hoje. Desde então, Sheppard gravou para discográficas como Blue Note, Verve, Label Bleu e Provocateur.

Frequentemente descrito como um colaborador em série, tocando, gravando e desenvolvendo novas músicas com artistas tão variados quanto o percussionista brasileiro Nana Vasconcelos, o violinista indiano L.Shankar, a musicista folclórica inglesa Kathryn Tickell, o tocador de tabla Kuljit Bamhra, os contemporâneos compositores John Harle e Joanna MacGregor, os cantores e compositores John Martyn e Elvis Costello e colaborando com uma miríade de importantes figuras do jazz - incluindo Steve Swallow, Arild Andersen, Rita Marcotulli, Eivind Aarset, Marilyn Mazur, Ketil Bjørnstad, Bugge Wesseltoft, Paolo Fresu, Charlie Haden, Anders Jormin e Han Bennink, para citar alguns. Sheppard é também um dos poucos músicos que trabalhou e gravou extensivamente com três dos compositores seminais do jazz contemporâneo - Carla Bley, George Russell e Gil Evans.

Com uma carreira que se estende por mais de três décadas, Sheppard demonstrou-se um prolífico compositor, escrevendo mais de 350 obras que incorporam um forte e característico senso de lirismo. Desde 2008, lançou quatro álbuns altamente aclamados pela critica internacional na ECM: Movements in Color (2008), Trio Libero (2012), Surrounded by Sea (2015) e Romaria (2018). Bem como outros lançamentos na ECM com o trio, do qual faz parte integral há mais de duas décadas liderado pela NEA Jazz Master Carla Bley e com o lendário baixista Steve Swallow: Trios (2013) e Andando el Tiempo (2016).

Os recentes trabalhos de Sheppard garantiram-lhe o prestigioso prémio de músico de jazz europeu do ano de 2016 atribuído pela L' Académie du Jazz em 2017.

Hotel Bristol é uma banda orientada para o groove, tocando música original de Sheppard, repleta de melodia e improvisações de alta energia, vinda diretamente do legado Scofield / Lovano.

Faz parte do modus operadi de Sheppard desenvolver constantemente novas parcerias musicais e colaborar com músicos um pouco por todo o mundo. Esta banda é a exibição perfeita desta tradição.

Após se mudar para Portugal em 2017, o desejo de Sheppard de tocar com músicos do circuito musical português rapidamente se tornou uma realidade.

Em Hotel Bristol, Sheppard faz-se acompanhar de Bruce Henri (contra-baixo), Manuel Rocha (guitarra), Claudio Andrade (piano), Joel Silva (bateria). A banda de Andy Sheppard, Hotel Bristol, foi apresentada como headliner em diversos Festivais Internacionais de Jazz desde Londres (UK) a Tbilisi (Georgia) com diferentes formações e apresenta-se aqui pela primeira vez na sua versão Made-In Portugal.

Município de Sesimbra | Foto: Direitos Reservados

Publicidade