Andrea Bocelli | Concerto ''Music For Hope'' uniu milhões de pessoas espalhadas por todo o mundo

No Domingo de Páscoa, num momento que fez o mundo parar, o tenor italiano Andrea Bocelli quebrou vários recordes com uma atuação a solo muito emotiva, transmitida exclusivamente ao vivo pelo YouTube a partir da Duomo, em Milão.

Este evento histórico alcançou mais de 2,8 milhões de espectadores simultâneos, o que o tornou uma das maiores atuações musicais transmitidas ao vivo de todos os tempos e a maior audiência simultânea de uma transmissão ao vivo de um evento de música clássica na história do YouTube. O vídeo recebeu mais de 28 milhões de visualizações em todo o mundo nas primeiras 24 horas. Mesmo antes do início da transmissão, mais de 1 milhão de espectadores estavam presentes na "sala de espera", aguardando pela atuação.

O extraordinário concerto "Music For Hope" de Bocelli passou em mais 100 países em todo o mundo e continua nas tendências globais do YouTube e das redes sociais. Nas últimas 48 horas, alcançou as principais tendências do YouTube nos EUA, Reino Unido, Itália, Canadá, Espanha, Portugal e em toda a América Latina, incluindo México, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, Panamá, Peru, Paraguai, Uruguai, Nicarágua e Brasil.

Estes números surpreendentes tornam este evento o maior evento de música clássica transmitido ao vivo de todos os tempos, com milhões de pessoas de todas as idades e origens, reunidos remotamente em todo o mundo para esta transmissão especial de domingo da Páscoa, com duração de 30 minutos. O concerto já foi visto mais de 35 milhões de vezes desde domingo à noite.

O concerto foi uma interpretação emocionante de um programa de música sacra inspirador, no meio de uma cidade sob isolamento contínuo. Mas nos bastidores foi um feito técnico notável filmar e gravar o concerto dentro das restrições, bem como a pressão do tempo para disponibilizar pouco depois o áudio e as filmagens. O objetivo era transmitir uma mensagem edificante de amor e esperança ao público através da música, no momento em que era mais necessária - e foi exatamente isso que aconteceu. A gravação foi lançada digitalmente nos serviços de streaming de áudio em poucas horas.

Andrea Bocelli explica: "Estou emocionado e encantado por ter recebido uma reação tão avassaladora que superou as nossas expectativas mais altas. Para um artista, o evento de ontem é a razão dos sacrifícios de uma vida; para um crente e um católico como eu, foi mais uma confirmação do sorriso benevolente com que o Pai Celestial olha para os seus filhos. Foi uma honra e um privilégio incomensuráveis dar a minha voz às orações de milhões de pessoas, reunidas num único abraço - um pequeno e grande milagre do qual o mundo inteiro foi o protagonista e que confirma o meu otimismo sobre o futuro do nosso planeta. Obrigado a todos que trabalharam nos bastidores durante semanas, desde a agência até à editora, e especialmente a todos aqueles que partilharam este momento connosco, por permanecerem verdadeiramente unidos."

Acompanhado apenas por Emanuele Vianelli, organista da catedral de Milão, Bocelli interpretou várias obras musicais minuciosamente escolhidas para a ocasião e especialmente arranjadas para voz a solo e órgão. Entre as obras escolhidas, Bocelli cantou a adorada "Ave Maria" de Bach/Gounod e "Panis Angelicus" de Franck. Bocelli encerrou o emocionante recital com "Amazing Grace", durante o qual o vimos a sair da catedral, em silêncio, e subindo os degraus em frente a uma praça totalmente deserta - uma visão sem precedentes - para cantar o primeiro verso completamente sozinho. Foi um momento de uma pungência inesquecível.

"A música tem o poder de unir comunidades de todo o mundo das maneiras mais únicas e importantes. Neste período sem precedentes, é fundamental reunirmo-nos e continuarmos a relacionarmo-nos através da música. O YouTube tem a honra de ter desempenhado um papel importante em garantir que o mundo se possa reunir, como uma família de músicos, para ver e ouvir a atuação de Andrea Bocelli num dia tão histórico", disse Lyor Cohen, responsável máximo pelo departamento de Música do YouTube.

Dickon Stainer, presidente e CEO da Global Classics & Jazz, Universal Music Group, referiu: "No domingo, a música de Andrea Bocelli proporcionou um bálsamo para a alma do mundo. O concerto foi uma demonstração do notável trabalho em equipa. A Universal Music e a Decca Records têm a honra de ter feito a nossa parte."

"O sucesso do 'Music For Hope' mostra o desejo que todos no mundo têm em partilhar um momento de oração e esperança. A voz de Andrea tornou-se uma oportunidade para todas as pessoas se abraçarem neste momento difícil. Sem barreiras, apenas com pontes de amor e solidariedade entre os humanos. Esta é a essência do concerto de domingo", disse Filippo Sugar, presidente da Sugar Music.

Francesco Pasquero e Scott Rodger, da Maverick Management, acrescentaram: "Andrea Bocelli mostrou que, durante esta crise global, o poder da sua voz tem a capacidade de unir as pessoas, independentemente da sua fé ou das suas origens, em solidariedade com a sua mensagem de esperança. Este projeto foi uma reunião extraordinária dos principais colaboradores de Andrea, bem como da sua esposa Veronica e da sua família, da sua agência, editora e do YouTube, mostrando que, ao agirmos como um grupo, a comunidade musical ultrapassará estes momentos difíceis."

O evento foi promovido pela Cidade de Milão e Veneranda Fabbrica del Duomo, e produzido pela Sugar Music e pelo Universal Music Group, graças à generosa contribuição do YouTube. A participação de Andrea Bocelli é inteiramente pro bono (em colaboração com Almud e Maverick Management).

Bocelli, junto à Fundação que leva o seu nome, está envolvido atualmente numa campanha de emergência do COVID-19. A Fundação Andrea Bocelli (ABF) está a fazer uma campanha de angariação de fundos para ajudar os hospitais a adquirirem equipamentos necessários para a proteção do pessoal da área médica. As doações podem ser feitas pela campanha GoFundMe: https://www.gofundme.com/f/wk67wc-abfxcamerino ou pela Fundação Andrea Bocelli, escrevendo para o endereço de e-mail development@andreabocellifoundation.org.

universal music