Os Suede vão voltar a atuar em Portugal no próximo ano. A banda liderada por Brett Anderson tem agendados dois concertos: a 19 de março no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e a 20 de março no Campo Pequeno, em Lisboa.
Ana Lua Caiano lança novo single ''Deixem o Morto Morrer''

Ana Lua Caiano, cantautora portuguesa que em 2023 tem percorrido o país de norte a sul em concertos, prepara-se para regressar aos lançamentos. "Deixem o Morto Morrer" é a primeira canção a ser desvendada de um novo disco.
Depois do lançamento dos primeiros EPs "Cheguei Tarde a Ontem" (2022) e "Se Dançar É Só Depois" (2023), Ana Lua Caiano começa agora um novo percurso na sua ainda curta carreira artística, ao lançar a primeira canção daquele que será o seu álbum longa-duração de estreia.
"Deixem o Morto Morrer" é uma canção que acompanha e espelha o amadurecimento musical de Ana Lua Caiano. As referências sonoras e líricas à música tradicional portuguesa continuam a fazer parte do ADN do projeto, mas a eletrónica e a instrumentalização ganham novos corpos e texturas, é uma expansão de tudo aquilo que já foi editado até à data pela artista.
"Esta nova canção fala sobre um homem que morreu e sobre o sofrimento trazido por essa morte: 'Gargalhadas altas ficaram mudas como túmulos', 'Dores cobrem o chão como coisas violentas'. Porém, à medida que a música vai avançando a tristeza torna-se alegria e a tragédia de uma morte é encarada numa perspetiva mais positiva. A canção, apesar de ter este tema forte e aparentemente triste, sofre uma inversão e é cantada, a partir de certa altura, com entusiasmo revelando-se uma canção energética, rítmica e vibrante." Refere a artista.
O novo álbum chega no primeiro trimestre de 2024 e será apresentado ao vivo em dois concertos especiais dia 5 de abril, no Plano B, no Porto e dia 11 de abril, no B.Leza, em Lisboa.
2023 foi um ano ímpar para a artista. Depois da edição do seu segundo EP, a artista pisou vários palcos por todo o Portugal (Norte, Sul, do Centro aos Açores e Madeira), passando por festivais como o NOS Alive, Festival Músicas do Mundo de Sines, MIL Lisboa, entre outros. Foi também neste ano que se estreou ao vivo em datas internacionais, passando por cidades como Vigo (ES), Madrid (ES), Cidade do Luxemburgo (LUX) e em festivais como o BIME (Bilbao, ES), Fira B!, (Maiorca, ES) e o ACC World Music Festival (Gwangju, Coreia do Sul).
Para os próximos tempos está confirmada para eventos como o Festival Trans Musicale (Rennes, França) e o Eurosonic Noorderslag (Groningen, Países Baixos) e está nomeada para os Music Moves Europe Awards, os prémios da União Europeia que celebram artistas emergentes que representam o som europeu de hoje e do futuro, reconhecendo o seu sucesso nacional e internacional.
© Ricardo Rodrigues | Foto:D.R.
No próximo dia 14 de setembro, às 18h00, a Fortaleza de Sagres será palco da atuação de Tainá, cantora, compositora e contadora brasileira de ascendência indígena, distinguida em 2020 com o Prémio Lusofonia nos Play – Prémios da Música Portuguesa.
De 19 a 21 de setembro, a baixa de Tavira volta a encher-se de música, dança e animação com mais uma edição da Festa da Juventude. O evento, que já é uma referência no calendário cultural da cidade, promete atrair centenas de jovens com um programa diversificado que vai da música ao desporto, passando pela gastronomia e pelo gaming....
O Teatro das Figuras, em Faro, recebe no próximo dia 3 de outubro mais um concerto solidário promovido pela Associação Prometo Viver. Este ano, a iniciativa une a comunidade em torno da luta contra a violência doméstica, um problema que continua a atingir milhares de pessoas em Portugal.