Os Suede vão voltar a atuar em Portugal no próximo ano. A banda liderada por Brett Anderson tem agendados dois concertos: a 19 de março no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e a 20 de março no Campo Pequeno, em Lisboa.
Ala dos Namorados apresenta a ''Marcha Erasmus''

Nesta quadra de Santos Populares, Ala dos Namorados estreiam-se nas marchas! "Marcha Erasmus" é o novo tema da banda, com uma letra da autoria de Maria do Rosário Pedreira.
Com uma pitada de crítica à gentrificação da cidade de Lisboa, um tema que afecta os residentes desta e de tantas outras cidades de Portugal, "Marcha Erasmus" alude também ao bem-acolher típico dos Portugueses. Tudo um toque de humor, como se quer numa boa Marcha.
Sobre este poema, diz-nos Maria Rosário Pedreira que «Erasmus fala sobre os jovens estrangeiros que escolhem a nossa Lisboa para estudar. Mas é também a canção de uma cidade onde muitas casas antigas se tornaram alojamento temporário para os que vêm de fora e que, num abrir e fechar de olhos, se tornou altamente cosmopolita, levando os habitantes dos bairros a puxar da sua simpatia e dos seus talentos para receber os estrangeiros daquele jeitinho que só os portugueses sabem.»
João Gil partilha também a sua visão: «Portugal, por diversas e estimadas razões, coloca-se por estes dias, num dos destinos mais fascinantes a descobrir pelo Mundo. É a vez dos outros retribuírem os novos mundos por nós em tempo atribuídos. Estamos a ser descobertos. Este incessante processo de chegadas e partidas, incentivaram uma corrida ao novo ouro, o Alojamento Local. A chegada da jovem Dinamarquesa é o grande acontecimento.» e Nuno Guerreiro acrescenta, com entusiasmo, que esta Marcha é "super divertida, energética e não vai deixar ninguém indiferente. Tem um refrão orelhudo e fala de um tema que quando a gravámos, estávamos longe de imaginar que estaria tão na ordem do dia. O alojamento local! Bora lá mas é todos cantar e marchar!»
"Marcha Erasmus" tem letra de Maria do Rosário Pedreira, música de João Gil e arranjos de Ruben Alves. A voz é de Nuno Guerreiro, os coros e guitarra de João Gil, piano e teclados de Ruben Alves, bateria e percussões de Alexandre Frazão, contrabaixo de Nelson Cascais e trompete de Luís Cunha. Foi masterizada por Carlos Vales e Guilherme Vales.
© O Colectivo | Foto: D.R.
A artista Zinha lançou no passado dia 5 de setembro o seu mais recente tema, "Secret", uma faixa cantada em inglês que se insere no universo do R&B contemporâneo.
Depois do fenómeno da banda The Velvet Sundown, criada com recurso a Inteligência Artificial, surge agora uma nova protagonista no panorama musical digital. Chama-se Tocanna e já está a dar que falar.
O filme Banzo, da realizadora Margarida Cardoso, foi escolhido para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional da 98.ª edição dos Óscares, cuja cerimónia terá lugar em março de 2026, em Hollywood, Los Angeles (EUA).