Afro Nation o festival que aqueceu ainda mais a Praia da Rocha

O maior festival de urban music da Europa realizou-se pela primeira vez este ano em Portugal. O Afro Nation realizou-se na Praia da Rocha, em Portimão, entre os dias 1 e 4 de agosto.

Os festivaleiros invadiram a cidade e arredores que vestiu-se com as cores do evento que tinha sucesso garantido. Foram cerca de 22 mil pessoas que participaram no maior festival europeu de música urbana na praia.

Do afrobeat ao reggae, do dancehall ao hip-hop foram quatro dias de pura diversão num ambiente único, como o local escolhido pode proporcionar e recheado do melhor que se faz na atual música negra e suas derivações.

"Afrobeats, Reggae e Dancehall são feitos de sol. Por isso, o Afro Nation encontrou o seu espaço nas praias de Portugal." Disse Obi Asika, fundador do festival.

Feito de um excelente cartaz e um público simpático, divertido e pronto para a festa os espetáculos foram repartidos entre o palco principal instalado no Blanco Beach Club e o secundário no NoSoloÁgua, e não faltaram as beach parties, after parties e boat parties.

No primeiro dia do festival os grandes destaques foram para o nigeriano Burna Boy, que este ano editou o seu quarto álbum de afro-fusion, African Giant, e Buju Banton, que com o reggae e dancehall tornou-se um dos mais aclamados músicosjJamaicanos.

No segundo dia os grandes destaques foram para o cantor nigeriano (e figura da TV) D'Banj que apresentou o seu afropop, Yemi Alade que ganhou destaque depois de ganhar o Peak Talent Show em 2009, e é mais conhecida pelo seu hit "Johnny" e MoStack rapper britânico de Hornsey no norte de Londres.

No terceiro dia, Davido foi a grande estrela da noite, o cantor que recentemente lançou "Blow My Mind" com Chris Brown entrou arrebatador em palco acompanhado pelos seus "sidekicks" e bailarinas, e convidou ainda membros femininos do público para dançarem junto a ele em palco. O cantor conseguiu a maior enchente do recinto com toda a gente a cantar e a dançar ao som das suas músicas, destaque também para Busy Signal e a sua banda que apresentaram um concerto extasiante, onde músicas como o clássico "Sweet love" ou "Stay so" se puderam ouvir e fizeram vibrar os festivaleiros.

O quarto e último dia do festival Afro Nation culminou com as presenças de Wizkid, mas também com as grandes presenças de Stefflon Don, Yxng Bane, Femi Cuti, Rayvanny, B Young, Dj Ike, Hardy Caprio, Dj Spinall e Kenny Allstar que fizeram as cerimónias a partir do palco principal da Praia da Rocha.
Em paralelo aos concertos, nas imediações do recinto realizaram-se as Beach Parties com Kwan, Dj Teeshow, Dj Edott, Kenny Allstar e Snoochie Shy. A After-party esteve a cargo de DJ Mighty, Dj Spinall e Dj Sneh.

Portimão está de parabéns, bem como, a organização, os músicos participantes e o público que soube comportar-se à altura e que ajudou a fazer desta primeira edição do Afro Nation um sucesso. O festival regressa em 2020.

Fotos: MAI | Samuel Martins | Diogo Pereira | André Machado

Publicidade