Afonso Cabral, Chica e Ana Lua Caiano no Ciclo de Concertos ao Entardecer 2023

05-09-2023
Ana Lua Caiano
Ana Lua Caiano

Ilha da Culatra, Faro e Fortaleza de Sagres voltam a ser os palcos escolhidos  para o Ciclo de Concertos ao Entardecer.

Os concertos de música Indie/Pop acontecem às sextas-feiras, às 18h30, no Largo da Igreja, na Ilha da Culatra, aos sábados, às 19h00, na Galeria Arco, em Faro, e aos domingos, às 17h30, na Fortaleza de Sagres, estes últimos através do apoio da Direção Regional de Cultura do Algarve.

O primeiro convidado da edição de 2023 é Afonso Cabral, que se apresenta no dia 08 de setembro na Ilha da Culatra e no dia 10 no Auditório da Fortaleza de Sagres. Neste caso, o habitual concerto na Galeria Arco não acontece devido à realização do Festival F, entre os dias 7 e 9 de setembro, período em que o pátio onde fica sediada a ArQuente se transforma num dos palcos do maior festival da cidade.

Afonso Cabral, conhecido enquanto vocalista dos 'You Can't Win, Charlie Brown', apresenta-se neste concerto a solo, voz e guitarra. 'Morada' é o seu primeiro disco em nome próprio e em português, gravado, posteriormente, ao vivo, no Centro Cultural de Belém. O concerto da Culatra contará com um convidado especial, Pedro Branco, também ele músico dos 'You Can't Win, Charlie Brown'.

No fim de semana seguinte (dias 15, 16 e 17 de setembro) o cair da tarde será na companhia de Ana Lua Caiano, um projeto que explora a fusão da música tradicional portuguesa com a música eletrónica e sons do dia-a-dia. "One women show", com um sintetizador, uma loop station, um microfone, um bombo e vários instrumentos percussivos. Os temas do seu mais recente EP 'Cheguei tarde a ontem' farão com certeza parte do repertório.

O encerramento do Ciclo de Concertos ao Entardecer deste ano está a cargo do projeto Chica, que se apresentará em duo, com Bá Álvares no contrabaixo, nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Chica traz-nos uma sonoridade entre o folk e o jazz, com letras escritas à sombra do desencantamento de quando se chega à vida adulta. 'Cada qual no seu buraco' é o nome do seu primeiro EP.

Os Concertos ao Entardecer têm o apoio da Câmara Municipal de Faro, da União de Freguesias de Faro e da Direção Regional de Cultura do Algarve. Para além disso conta com a parceria da Associação de Moradores da Ilha da Culatra e o apoio do restaurante Tertúlia Algarvia e da seguradora Falcão Marques Seguros.

Como parceiros de comunicação a ArQuente e os Concertos ao Entardecer contam com o Sul Informação e a RUA FM – Rádio Universitária do Algarve.

Bilhetes | Reservas | Informações: arquente@gmail.com

Datas, Horários e Locais dos Concertos:

AFONSO CABRAL

08 setembro (18h30) - Ilha da Culatra

10 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres

ANA LUA CAIANO

15 setembro (18h30) - Ilha da Culatra

16 setembro (19h00) - Galeria Arco, Faro
17 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres

CHICA

22 setembro (18h30) - Ilha da Culatra
23 setembro (19h00) - Galeria Arco, Faro
24 setembro (17h30) - Fortaleza de Sagres

O cantor e compositor Stephen Sanchez, distinguido com vários discos de platina, inicia 2026 com o lançamento do single "Sweet Love", acompanhado por um vídeo realizado por Jason Lester (Hozier, Laufey, Conan Gray) e protagonizado pelos seus avós. Filmado na casa deles, o vídeo homenageia o local onde Stephen descobriu a sua paixão pela música...

Os BTS vão regressar aos palcos com uma digressão mundial, considerada a maior da história do K-Pop e da própria carreira da banda, com 79 concertos em 34 cidades. A digressão começa a 9 de abril, em Goyang (Coreia do Sul), seguindo depois para Tóquio, Estados Unidos e Europa.

Goldcobra, alter ego de Marcos Alfares, regressa em 2026 com "OUTRUN", o seu álbum de estreia, após os EPs Paris, Los Angeles (2019) e Late Night Nostalgia (2020). Com produção de Diogo Piçarra, Tommaso Antico e Low Mak, o projeto inclui 8 faixas e está dividido em dois momentos: Side A, lançado em 2025, e Side B...

Tsunamiz lançou no passado mês de dezembro o seu oitavo álbum de estúdio, Love Is Never Enough, um disco cru e humano que aborda a desilusão, a impotência e o desencanto social. O trabalho reflete o percurso pessoal de Bruno Sobral, músico do Seixal que cresceu num contexto humilde e que, apesar das limitações estruturais e da precariedade do...