75.º Aniversário de Bob Marley será celebrado ao longo do ano com várias edições especiais

A família Marley, a Universal Music e a Island Records começaram os planos de celebração do ano "MARLEY75", assinalando o 75.º aniversário do lendário ícone cultural e o 40.º aniversário do clássico intemporal "Redemption Song".

Em homenagem ao Black History Month, já em andamento, e para marcar o início de todas as celebrações do "MARLEY75" em 2020, o vídeo oficial de "Redemption Song" já estreou no canal de Bob Marley no YouTube. Criado pelos artistas franceses Octave Marsal e Theo De Gueltz, esta animação de cortar a respiração, com 2.747 desenhos originais, usa símbolos poderosos para ampliar a magnitude das letras intemporais da canção e a importância que elas têm no mundo de hoje. O vídeo destaca a contribuição de Bob para o empoderamento da civilização negra, bem como a sua manifestação de esperança e recuperação para toda a humanidade.

"Da história da escravatura e da Jamaica, da cultura rastafári, do legado dos profetas (Haile Selassie, Marcus Garvey, Malcolm X), bem como da vida pessoal de Bob, levamos o público a uma viagem que atravessa alegorias e representações", revela Marsal.

As celebrações "MARLEY75" irão abranger música, moda, arte, fotografia, tecnologia, desporto e cinema, dando aos fãs um acesso sem precedentes ao arquivo deste artista lendário de formas inovadoras. Este novo tipo de conteúdo será revelado ao longo do ano juntamente com o YouTube.

Nesta era digital, Bob Marley mantém-se um dos artistas póstumos mais seguidos nas redes sociais, sendo que o projeto "MARLEY75" servirá para levar a sua música e a sua mensagem para o primeiro plano digital, alcançando novos públicos com conteúdo inovador e tecnologia inovadora. Eventos ao vivo especiais, conteúdo digital exclusivo, gravações, exposições, além de tesouros raros também serão revelados ao longo do ano.

Um quarto de toda a música Reggae ouvida nos Estados Unidos é de Bob Marley. "Legend" de Bob Marley é o décimo nono álbum mais vendido de todos os tempos e o quinto Greatest Hits mais vendido da história dos Estados Unidos.

Ao longo da história, nenhum artista dominou o mundo da música como Bob Marley. Um ícone musical, político e espiritual de proporções míticas, tanto poeta quanto profeta, Marley foi o primeiro artista jamaicano a dar voz às lutas do seu povo e da cultura rastafári e o primeiro a ganhar fama mundial. Em outubro de 2020, celebra-se o 40.º aniversário da "Redemption Song" de Bob Marley. Lançada em outubro de 1980 e retirada de seu nono álbum "Uprising", a canção foi inspirada num discurso de "The work that has been done" do pan-africanista Marcus Garvey e é considerada por muitos como uma das melhores canções alguma vez escritas na cultura popular. Numa época em que a inquietação e a opressão políticas parecem mais predominantes do que nunca, "Redemption Song" mantém uma pungência e poder e serve de testemunho do brilhantismo de Bob Marley e de como ele foi uma voz do povo.

Universal Music

Publicidade