''A Semente do Mal'', o filme de terror de Gabriel Abrantes, já tem trailer e chega aos cinemas a 18 de janeiro

02-11-2023

A mais recente obra cinematográfica de Gabriel Abrantes, 'A SEMENTE DO MAL' abraça o camp e inspira-se na linhagem do terror bizarro europeu. Protagonizado por Anabela Moreira, Alba Batista, Carloto Cotta, Rita Blanco, e pela atriz norte-americana Brigette Lundy-Paine ('Bombshell'), a primeira incursão do realizador pelo género explora uma relação familiar perversa, num filme que cruza o terror com a comédia, surrealismo, violência e política. A estreia nos cinemas nacionais está agendada para 18 de janeiro.

Para Gabriel Abrantes 'A SEMENTE DO MAL' é um filme de terror sobrenatural', que 'tem como tema principal o tabu primal das relações sexuais consanguíneas'. Esta é a primeira longa-metragem do género do realizador e argumentista, que encontrou no terror uma oportunidade para criar uma obra surrealista e perversa, onde aborda a temática da transgressão psicossexual, no seio das relações familiares, combinando elementos do mundo fantástico com o onírico.

'A SEMENTE DO MAL' segue a história de Edward (Carloto Cotta) e a sua namorada Riley (Brigette Lundy-Paine), que embarcam numa viagem ao norte de Portugal para conhecer a família há muito perdida de Edward. Ao chegar ao magnífico palacete na montanha, Edward fica encantado ao conhecer a sua mãe e irmão gémeo e ansioso por se conectar com as suas origens. No entanto, nem tudo é o que parece, e o protagonista rapidamente descobre que está ligado a eles por um monstruoso segredo.

O filme percorre a linha entre o humor divertido e distorcido, com uma cinematografia elegante e um núcleo emocional perverso, que assenta no desconforto da relação da mãe Amélia (interpretada por Anabela Moreira e Alba Batista) com os seus filhos. A desconstrução de estereótipos é um elemento recorrente nos filmes de Gabriel Abrantes.

Produzido pela Artificial Humors, 'A SEMENTE DO MAL' traz-nos Carloto Cotta em dose dupla, nos papéis de Edward e de Manuel – o seu irmão gémeo. Carloto volta a colaborar com Gabriel Abrantes 5 anos depois do sucesso de 'Diamantino', que lhe valeu o Globo de Ouro para 'Melhor Ator', na categoria de Cinema. O ator integra o elenco principal ao lado de Anabela Moreira, Alba Baptista, Brigette Lundy-Paine e Rita Blanco.

'A SEMENTE DO MAL' foi exibido pela primeira vez na secção indústria da 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, e teve a sua estreia na Europa durante a 17ª edição do MOTELX, em setembro, onde recebeu elogios do público e critica. O primeiro filme de terror de Gabriel Abrantes chega aos cinemas a 18 de janeiro. 

BA&N

A banda brasileira Lagum, um dos principais grupos da nova geração da música brasileira, acabam de anunciar uma nova digressão mundial em 2026, desenhada pela promotora nacional Primeira Linha, com nova passagem por Portugal nos dias 17 de abril no Hard, Rock no Porto e a 18 de abril no LAV, em Lisboa.

A cantora e compositora brasileira Carol Biazin fará a sua estreia ao vivo em Portugal este verão, com três concertos marcados para o mês de julho. Na bagagem, traz o seu novo álbum "No Escuro, Quem É Você?", um trabalho que mistura pop com influências de jersey club, UK garage, house, new jazz e R&B...