O Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebeu no passado dia 26 de Abril o espetáculo comemorativo "60 Anos de Canções", protagonizado por Fernando Tordo, uma das figuras maiores da música portuguesa.
A Música Japonesa ouve-se no Museu do Oriente

António Luís Silva interpreta, no Museu do Oriente, um recital de piano que viaja pela história da música japonesa dos séculos XX e XXI. No dia 17 de Dezembro, às 18:00, escutam-se melodias de grandes compositores nipónicos, bem como canções tradicionais, música impressionista, minimalista e influências do jazz e rock.
Do estilo, às cores ou às filosofias por detrás da escrita, a música japonesa para piano é altamente diversificada. Neste recital, o pianista, compositor e improvisador português António Luís Silva apresenta um repertório transversal, com temas de compositores como Sonoh Terauchi, Minako Tokuyama, Hisatada Otaka, Saburo Takata e Karen Tanaka.
Pianista de carreira internacional, António Luís Silva tem-se destacado não só pelos inúmeros prémios obtidos em importantes concursos internacionais e pelos concertos em emblemáticas salas, mas também pelos programas exóticos que apresenta, com obras oriundas de todo o mundo, especialmente da Ásia Oriental e Central, América Latina e África. No Museu do Oriente, António Luís Silva traz a palco melodias que acompanham a história da música no País do Sol Nascente, com obras escritas desde o início do século XX.
A primeira obra para piano alguma vez composta por um japonês é da autoria de Rentaro Taki. Trata-se de um minueto criado ao puro estilo clássico alemão, em 1900, já perto do final do reinado do imperador Meiji. A escrita musical nipónica da viragem do século XIX para o XX copiava o estilo ocidental clássico-romântico.
Duas décadas mais tarde, a transformação musical nipónica fez-se sentir de forma repentina. Toru Takemitsu, nome incontornável da música no Japão, introduziu o conceito de música eletrónica. O programa deste recital reflecte a evolução melódica da música no Japão ao longo do último século, terminando com uma rapsódia sobre temas tradicionais, da autoria de António Luís Silva.
Programa
Sonoh Terauchi (1959-) | Suite Ikaruga
- Old Village of Ikaruga
- Sitting Buddha
- Goddess of Fortune in Joruriji temple
- The statue of Asura
Minako Tokuyama (1958-) | Musica Nara
Hisatada Otaka (1911-1951) | Sonatina pour Piano
- Allegro Moderato
- Adagio Recitativo
- Allegro Vivace
Saburo Takata (1913 - 2000) | Préludes
- The Sunlight Dances in the Wind
- Down in the Blue Valley
Karen Tanaka (1961-) | Water Dances
- Very Lightly with Flow Very Softly with Shimmering Light
- Very Lightly, like a Harp
António Luís Silva (1991-) | Rapsódia sobre temas tradicionais japoneses
A noite de 24 de abril de 2025 ficou marcada por um momento especial no Portimão Arena, com um concerto memorável de Os Azeitonas. A banda subiu ao palco para celebrar duas décadas de edições discográficas, numa noite repleta de nostalgia, boa disposição e homenagem à liberdade.
No passado dia 15 de abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, assinalou o seu 20.º aniversário com uma noite memorável, marcada pela atuação da fadista Raquel Tavares. O espetáculo, intitulado "As Canções de Carlos do Carmo", encheu por completo a sala, reunindo um público entusiasta que celebrou não só o legado do auditório, como também a...
Depois de esgotar quatro sessões no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, Buba Espinho levou a sua música a sul e encantou o público do Portimão Arena, no passado dia 12 de abril, num concerto integrado no "Festival Mar Me Quer Portimão'25 – Spring Edition".
Publicidade