A banda de Michael e Brian D’Addario, The Lemon Twigs em Portugal

29-03-2025

Desde que Michael e Brian D'Addario se estrearam com 'Do Hollywood' em 2016, disco de estreia composto enquanto ainda eram adolescentes, os The Lemon Twigs têm sido uns dos principais responsáveis por trazer a sonoridade dos anos 60 e 70 para o século XXI.

Produzido por Jonathan Rado, músico de Foxygen que também já trabalhou com The Killers, Whitney e Weyes Blood, entre muitos outros, 'Do Hollywood' trouxe-nos temas como "I Wanna Prove To You", "These Words" e "As Long As We're Together" e foi tão influenciado por The Beatles e The Who como por Beach Boys e Fleetwood Mac.

É a este caldeirão de referências, que combina o som da British Invasion com tudo o que paralelamente se fazia na Califórnia durante o mesmo período, que os The Lemon Twigs têm ido buscar toda a inspiração ao longo da sua carreira, criando uma estética assente no revivalismo e na nostalgia, mas que não deixa de ser indubitavelmente sua.

Em 'A Dream Is All We Know', o seu mais recente longa-duração e o segundo com selo Captured Tracks, editora a quem se juntaram em 2023, criaram um local imaginário, de nome Mersey Beach, que, segundo contam, faz a ponte entre Liverpool e Laurel Canyon, bairro em Los Angeles onde viveram vários músicos e atores de Hollywood durante o século XX.

Depois de cinco discos, os The Lemon Twigs são hoje uma banda realizada, com um catálogo construído ao longo de praticamente uma década e que os posiciona como os principais herdeiros de uma geração onde o rock e a pop brilharam mais do que nunca.

Dia 25 de junho regressam a Portugal para um concerto no Lisboa Ao Vivo, às 20h, no qual vão passar por toda a sua discografia, incluíndo os recentes 'Everything Harmony' e 'A Dream Is All We Know'. Os bilhetes já estão disponíveis em Lasttour.org e Feverup.com, com preços que variam entre os 25€ e os 35€.

Foto: Direitos Reservados

De regresso a Portugal — que tanta veneração lhes tem prestado nos últimos 30 anos —, para a apresentação do novo disco "Soft Tissue", a 26 de julho, no Ageas Cooljazz, os Tindersticks falam do passado, do futuro e… da complicada arte de fazer camisas. Nesta entrevista e em palco, a voz, inigualável, é de Stuart Staples, claro.

Aos 17 anos, Afonso Silva é já uma das vozes mais promissoras da nova geração da música portuguesa. Natural de Portimão, o jovem cantor e compositor deu os primeiros passos no fado — género que ainda hoje marca a sua forma intensa de interpretar — e tem vindo a construir um percurso artístico que cruza música, teatro e dança.

Naturais de Portimão e irmãos na vida real, Francisco e Afonso Monteiro — conhecidos artisticamente como Franxi e Montero — são uma das vozes emergentes mais singulares da nova música urbana portuguesa. Com uma estética que cruza trap, afrobeats e eletrónica, a dupla procura muito mais do que apenas criar canções: quer contar histórias, criar...

Conversamos com Aritson Lúcio, conhecido no mundo do Hip Hop como Da-Skill, um nome de peso no rap lusófono. Artista angolano, criado no Barreiro, em Portugal, Da-Skill iniciou a sua trajetória em 1999 e desde então vem trilhando um caminho marcado por dedicação, inovação e uma profunda ligação com as suas raízes culturais.