A 5ª edição do Festival Portugal a Dançar foi apresentada em Portimão

21-03-2025

A cantora algarvia Débora Valente e as bailarinas da escola Dancexpression atuaram, na passada quarta-feira, na apresentação da 5ª edição do festival Portugal a Dançar, que teve lugar no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão.

O formato das eliminatórias do evento mantém-se, prevendo-se que este ano o festival passe por 8 a 10 localidades, incluindo Angra do Heroísmo, nos Açores. Em Portimão, a eliminatória está marcada para os dias 24, 25 e 26 de outubro.

Os três melhores classificados de cada eliminatória terão a oportunidade de competir na final nacional, que decorrerá em Matosinhos. A primeira etapa do festival acontecerá em Tondela, no próximo mês de maio.

Bruno Mourato, diretor do festival, destacou que o Portugal a Dançar é a única competição nacional totalmente gratuita. Ressaltou ainda o impacto do evento na carreira dos participantes, mencionando o caso de uma das finalistas, que atualmente é bailarina principal num dos cruzeiros da Disney, entre outros exemplos de sucesso internacional.

Com uma proposta inclusiva e acessível, o festival continua a afirmar-se como uma plataforma de lançamento para talentos emergentes da dança em Portugal.

Três meses após o lançamento de "Teresa Torga" — tema no qual Cristina Branco aprofunda a homenagem a José Afonso iniciada com o álbum "Abril" (2007) —, a artista retoma o universo do icónico cantautor, desta vez explorando a sua obra a partir de uma perspetiva singular e iluminadora: o olhar feminino.

Três amigos, um quadro branco e um conflito inesperado: "Arte", de Yasmina Reza estreia no Teatro Maria Matos no dia 10 de Setembro, com encenação de António Pires e interpretações de Cristóvão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo.

Os irmãos Francisco e Afonso Monteiro — artisticamente conhecidos como Franxi e Montero — acabam de lançar o seu mais recente single, intitulado "Problemas do Algarve". Este novo trabalho integra um projeto ambicioso que pretende afirmar uma identidade artística própria, cruzando música com uma forte componente visual e narrativa.