A 5ª edição do Festival Portugal a Dançar foi apresentada em Portimão

21-03-2025

A cantora algarvia Débora Valente e as bailarinas da escola Dancexpression atuaram, na passada quarta-feira, na apresentação da 5ª edição do festival Portugal a Dançar, que teve lugar no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão.

O formato das eliminatórias do evento mantém-se, prevendo-se que este ano o festival passe por 8 a 10 localidades, incluindo Angra do Heroísmo, nos Açores. Em Portimão, a eliminatória está marcada para os dias 24, 25 e 26 de outubro.

Os três melhores classificados de cada eliminatória terão a oportunidade de competir na final nacional, que decorrerá em Matosinhos. A primeira etapa do festival acontecerá em Tondela, no próximo mês de maio.

Bruno Mourato, diretor do festival, destacou que o Portugal a Dançar é a única competição nacional totalmente gratuita. Ressaltou ainda o impacto do evento na carreira dos participantes, mencionando o caso de uma das finalistas, que atualmente é bailarina principal num dos cruzeiros da Disney, entre outros exemplos de sucesso internacional.

Com uma proposta inclusiva e acessível, o festival continua a afirmar-se como uma plataforma de lançamento para talentos emergentes da dança em Portugal.

Soraia Ramos está de volta com "Totoloto", o seu novo single, e traz consigo uma história de amor real, intensa e inspiradora. Uma canção que promete tocar quem já amou de verdade — e quem ainda acredita no amor que transforma.

O humorista brasileiro António Tabet, um dos fundadores do coletivo Porta dos Fundos, sobe ao palco em Portimão com o espetáculo "Peçanha – Protocolo de Segurança", protagonizado pela sua personagem mais popular: o inspetor Peçanha, figura central em inúmeros sketches que somam milhões de visualizações online.

O trio de Manchester GoGo Penguin, conhecido pela fusão inspirada de jazz, música clássica e influências eletrónicas, está de volta com Necessary Fictions, um álbum que marca uma nova etapa criativa na sua carreira. O pianista Chris Illingworth, o baixista Nick Blacka e o baterista Jon Scott descrevem este trabalho como a procura das suas...