51.000 espectadores e 63 artistas fizeram a BoCA Bienal 2023

25-10-2023

Terminou no passado dia 15 de Outubro a 4.ª edição da BoCA. Ao longo de seis semanas, desde 2 de Setembro, mais de 60 artistas portugueses e estrangeiros, de 13 nacionalidades, apresentaram as suas propostas em 35 espaços culturais, patrimoniais e naturais das cidades de Lisboa e Faro.

51.000 pessoas desfrutaram da diversidade que a programação artística e multidisciplinar da Bienal de 2023 ofereceu. Um reconhecimento de que o público da BoCA é, como explica o diretor artístico John Romão, "cada vez mais expandido e representativo de diversas regiões da visibilidade e da invisibilidade que refletem os espetáculos, performances, concertos, instalações, debates e workshops" revelados nesta edição.

Sob o tema Presente Invisível, e através da obra de artistas como Paul B. Preciado, Agnieszka Polska, Ana Borralho & João Galante, Bendik Giske & Romeu Runa, Marcus Lindeen, Gabriel Chaile, Héctor Zamora, Marina Herlop, Gaya de Medeiros ou Odete & Caty Olive, abordaram-se a crise migratória, a militância antirracista e os saberes ancestrais; ensairam-se futuros fluídos entre identidades de género ou entre o passado e o futuro; ativaram-se para o presente histórias apagadas do nosso passado; arriscou-se a palavra cantada com novas óperas ou descendências dela; e sentiu-se a potência transgressora do feminino e do transfeminino. Nesta demanda, acrescenta John Romão, "encantámo-nos com vozes, sopros e danças que só podem ser de outro mundo, num Panteão sempre esgotado, caminhámos no centro de Lisboa com mitologias atuais, vimos dançar e cantar amores e desamores, e também exercitámos o corpo com danças livres, em momentos de festa".

As sementes para o futuro já foram plantadas. E, como é habitual em cada edição, desenham-se agora ramificações das relações de proximidade iniciadas com artistas, projetos e instituições parceiras. A BoCA prolonga assim a sua experiência junto do público com a publicação de oito documentários sobre os protagonistas e respetivos trabalhos apresentados. Reforçam-se ainda os vínculos com os artistas a quem a Bienal encomendou e produziu criações novas, como é o caso do espetáculo "The Talking Car", de Agnieszka Polska, da performance e instalação "Terra Cobre", de João Pais Filipe e Marco da Silva Ferreira, da performance de Odete e Caty Olive, da performance-concerto de Bendik Giske e Romeu Runa, ou da criação iniciada por Gaya de Medeiros, cujas digressões nacionais e internacionais estão a ser preparadas para o biénio de 2024/2025, por Paris, Berlim, Varsóvia ou Madrid, mas também por Serpa ou Porto.

Com direção artística de John Romão, a BoCA contou com financiamento do Ministério da Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Faro, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Millennium Bcp, e com as parcerias de MaisFRANÇA / Institut Français du Portugal, Festival Queer Lisboa, FLAD ou Goethe-Institut Lisboa.

©this is ground control 

Lady Gaga publicou o novo poster do filme "Joker: Folie à Deux", que já tem data marcada para a estreia nos cinemas, no dia 4 de outubro de 2024. No poster está uma imagem do Joker e da Alerquina a dançar. Quem vai interpretar o protagonista vai ser ,mais uma vez, Joaquim Phoenix. E a Alerquina vai ser interpretada por Lady Gaga. ...

Max lançou um novo teaser de THE PENGUIN, da Warner Bros. Television e DC Studios, que terá a sua estreia neste outono. Protagonizada por Colin Farrell como Oz Cobb (também conhecido como "Penguin"), a série de drama de oito episódios da DC Studios continua a épica saga de crime de The Batman a que o cineasta Matt Reeves deu início...

Percebes (2024, Portugal / França, ANI / DOC, 11'30''), o mais recente filme realizado por Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, está selecionado para a competição de curtas-metragens da 48ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy, de 9 a 15 de junho. Esta curta-metragem está também em competição no Animafest Zagreb,...

Publicidade