''2720'', de Basil da Cunha, premiado em Clermont-Ferrand

11-02-2024

A curta-metragem 2720 saiu vencedor da 36ª Competição Internacional da 46ª edição do Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, o maior festival de curtas-metragens do mundo, que decorreu de 2 a 10 de fevereiro: ao filme de Basil da Cunha foi atribuído o prémio Melhor Filme Europeu ('Prix du Meilleur Film Européen').

2720 (Portugaluíça, FIC), co-produzido pela Arquipélago Filmes e comissariado e coproduzido pelo Batalha Centro de Cinema, é um filme que acompanha o cruzamento de duas personagens: Camila, de sete anos, que parte em busca do irmão desaparecido após uma rusga policial, e Jysone que, em liberdade após cumprir uma pena de prisão, percorre o bairro à procura de boleia para o emprego.

O filme de Basil da Cunha tem marcado presença em dezenas de festivais por todo o mundo, reunindo múltiplos prémios e menções honrosas, tais como: o Prémio do Público (Competição Internacional) e de Melhor Realizador Nacional (Curtas Vila do Conde — Festival Internacional de Cinema), Prix du Meilleur Film Suisse (Internationale Kurzfilmtage Winterthur), Bester Kurzfilm (Journées de Soleure) e FIPRESCI Prize (International Kurzfilmtage Oberhausen).

Com este recente prémio, 2720 é agora candidata, na categoria de curtas-metragens, aos 37º European Film Awards (EFA).

©Agência da Curta Metragem 

J Balvin, o icónico artista colombiano e referência mundial da música, está entusiasmado para o próximo lançamento do seu mais recente single intitulado "Triple S". Esta canção, cujo acrónimo significa "Suelta, Soltera y Sin nadie que la joda", é um hino de auto-confiança para as mulheres, transmitindo uma mensagem de força e resiliência.

Kacey Musgraves, cantora compositora vencedora de sete Grammys, acaba de revelar um novo tema, "Too Good to be True". "Too Good to be True" destaca a voz luminosa de Kacey num arranjo simples e cristalino, e uma vulnerabilidade dolorosa quando ela canta, "please don't make me regret opening up that part of myself that I've been scared to give...

Os Natiruts acabam de anunciar o fim da banda e uma digressão de despedida. Depois de quase 30 anos de estrada, uma das mais importantes bandas de reggae e com uma grande legião de fãs em Portugal, com estreia em palcos lusos há cerca de 20 anos, coloca um ponto final na sua carreira.