''2720'', de Basil da Cunha, premiado em Clermont-Ferrand

11-02-2024

A curta-metragem 2720 saiu vencedor da 36ª Competição Internacional da 46ª edição do Festival de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, o maior festival de curtas-metragens do mundo, que decorreu de 2 a 10 de fevereiro: ao filme de Basil da Cunha foi atribuído o prémio Melhor Filme Europeu ('Prix du Meilleur Film Européen').

2720 (Portugaluíça, FIC), co-produzido pela Arquipélago Filmes e comissariado e coproduzido pelo Batalha Centro de Cinema, é um filme que acompanha o cruzamento de duas personagens: Camila, de sete anos, que parte em busca do irmão desaparecido após uma rusga policial, e Jysone que, em liberdade após cumprir uma pena de prisão, percorre o bairro à procura de boleia para o emprego.

O filme de Basil da Cunha tem marcado presença em dezenas de festivais por todo o mundo, reunindo múltiplos prémios e menções honrosas, tais como: o Prémio do Público (Competição Internacional) e de Melhor Realizador Nacional (Curtas Vila do Conde — Festival Internacional de Cinema), Prix du Meilleur Film Suisse (Internationale Kurzfilmtage Winterthur), Bester Kurzfilm (Journées de Soleure) e FIPRESCI Prize (International Kurzfilmtage Oberhausen).

Com este recente prémio, 2720 é agora candidata, na categoria de curtas-metragens, aos 37º European Film Awards (EFA).

©Agência da Curta Metragem 

Luís Trigacheiro já tinha tido uma canção escrita por Diogo Piçarra, editada logo no seu primeiro álbum, trabalho de estreia lançado depois de ter vencido o The Voice em 2021 e de ter deixado rendidos todos os mentores dessa edição. Um deles era, precisamente, Diogo Piçarra, que, apesar de algarvio, não esconde as suas memórias de infância no...