O filme de sucesso da DC Studios, SUPERMAN, terá a sua estreia global em streaming no dia 19 de setembro, em exclusivo na HBO Max.
''15, 16 Years Old'' – Jovens palestinianos trazem a Portugal histórias de uma infância interrompida

Entre 19 e 27 de setembro de 2025, cinco jovens do Campo de Refugiados de Jenin apresentam em Portugal o espetáculo "15, 16 Years Old – Stories of Children Who Never Grow Up", um testemunho artístico que transforma o medo, o luto e a violência quotidiana em resistência coletiva através do teatro, da palavra e do movimento.
A produção é do The Freedom Theatre, sediado em Jenin, na Cisjordânia, e conta com a encenação de Mahmoud Aita. No palco, Aws Abu Aita, Mohammed Toobasi, Mohammed Abu Alhayjaa, Nadim Lahlouh e Tareq Alhassan, jovens entre os 14 e os 16 anos, partilham experiências reais de infância e adolescência marcadas pela ocupação militar, pela perda e pela urgência de crescer demasiado cedo.
A digressão em Portugal assume um significado especial: em janeiro de 2025, o campo de Jenin foi evacuado e ocupado pelo exército israelita, e a sede do The Freedom Theatre transformada numa base militar. Todos os habitantes, incluindo os intérpretes desta peça, foram forçados a abandonar as suas casas e vivem agora dispersos, privados dos seus bens e do território onde nasceram.
Organizada pela realizadora Diana Antunes, que acompanha e documenta o trabalho do The Freedom Theatre desde 2018, a digressão tem dois grandes objetivos: dar visibilidade internacional à realidade vivida em Jenin e proporcionar aos jovens atores a possibilidade de partilhar as suas histórias com o público português, longe da violência quotidiana.
O espetáculo, classificado para maiores de 14 anos, passará por várias cidades portuguesas, em parceria com teatros e associações culturais que garantem o acolhimento solidário do grupo. A totalidade da receita de bilheteira, assim como donativos e apoios adicionais, será destinada a cobrir custos da viagem, alojamento e alimentação dos jovens, revertendo o excedente para a reconstrução do trabalho do The Freedom Theatre.
A digressão portuguesa de "15, 16 Years Old – Stories of Children Who Never Grow Up" decorre entre 19 e 27 de setembro de 2025, passando por quatro cidades do país. O espetáculo estreia a 19 de setembro no Teatro Miguel Franco, em Leiria, com bilhetes já disponíveis online. No dia 22 de setembro, a peça sobe ao palco de O Teatrão, em Coimbra, seguindo depois para o Clube Fenianos Portuenses, no Porto, a 23 de setembro, também com bilhetes já disponíveis online. A digressão termina em Lisboa, nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro da Barraca.
A componente visual é assegurada pela fotografia de Diana Antunes e pelo design gráfico de Marcelo Vendramel.
O projeto conta ainda com o apoio e parceria de Critical Software, Inpulsar, Turilux, Município de Leiria, Teatro Miguel Franco, O Teatrão, A Barraca, Clube Fenianos Portuenses e Fade In - Associação de Acção Cultural.
Foto: Direitos Reservados
O filme Banzo, da realizadora Margarida Cardoso, foi escolhido para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Internacional da 98.ª edição dos Óscares, cuja cerimónia terá lugar em março de 2026, em Hollywood, Los Angeles (EUA).
PUBERTAT, a nova série Max Original, coproduzida com a 3Cat, estreia dia 24 de setembro na HBO Max. É uma série de seis episódios criada, realizada e interpretada por Leticia Dolera. Ambientada em pleno verão, na noite de San Juan, e dentro do contexto cultural da tradição catalã das torres humanas, PUBERTAT é um drama familiar que explora o peso...
A aguardada segunda temporada da série "Rabo de Peixe" tem estreia marcada em Portugal para o dia 17 de outubro de 2025 na NETFLIX. O drama, inspirado em factos verídicos, volta a centrar-se na pequena aldeia açoriana onde a descoberta de uma tonelada de cocaína alterou para sempre o destino dos seus habitantes.