VIVIANE edita hoje ''CONFIDÊNCIAS'' :: 10 anos de carreira a solo

27-11-2015 11:35

VIVIANE, cantora, compositora e letrista que se deu a conhecer nos anos 90 com o grupo pop-rock Entre Aspas, tendo também protagonizado outros projetos paralelos (Linha da Frente, Rua da Saudade, Camaleão Azul), comemora neste ano de 2015 o seu 10º ano de carreira a solo, marcado por um percurso firme e coerente em que a artista espelhou a sua ideia muito pessoal de uma música nova, sem fronteiras. Uma música em que a tradição e a modernidade, o apelo das raízes e a invenção livre, onde fados, chanson française, jazz manouche, bossa-nova ou música latino-americana são revistos à luz de uma sensibilidade pop apurada, elegante e sofisticada.

 

O primeiro “best of” dos 10 anos de carreira a solo de Viviane, “Confidências”, é editado dia 27 de Novembro.
O álbum inclui doze temas seleccionados dos seus quatro álbuns de originais e ainda inclui dois inéditos absolutos: o original “Fado do Beijo” (primeiro single) e uma versão do clássico “Cantoras do Rádio”, de Carmen Miranda.

 

Em “Confidências”, Viviane escolhe doze dos temas mais emblemáticos dos seus álbuns “Amores Imperfeitos” (2005), “Viviane” (2007), “As Pequenas Gavetas do Amor” (2011) e “Dia Novo” (2014) e junta-lhes dois docinhos: o divertido retro-fado “Fado do Beijo” -- com letra de Hugo Costa e música de Viviane e de Tó Viegas e “As Cantoras do Rádio” – canção que Carmen Miranda e a sua irmã Aurora Miranda popularizaram no filme “Alô, Alô Carnaval”, em 1936. Dois mergulhos num passado mítico – a memória dos primeiros fados de revista e a releitura das pioneiras marchas cariocas – que têm o seu contraponto de actualidade absoluta nos temas originais que “Confidências” alberga: “O Tempo Subitamente Solto Pelas Ruas e Pelos Dias”, “A Vida Não Chega”, “Meu Coração Abandonado”, “Confidências da Minha Rua”, “Não Apagues o Amor”, “Do Chiado Até ao Cais”, “Deixei a Janela Entreaberta”, “Recomeçar”, “Era a Voz que Salvava”, “Alma Danada”, “Só o Sol” e “Vai Mole a Manhã”. Temas com letras maioritariamente escritas por Viviane, mas também por Hugo Costa, José Luís Peixoto, Fernando Cabrita ou Fátima Murta e com música de Viviane, muitas vezes sozinha, de outras vezes em parceria com Tó Viegas. Em “Confidências”, Viviane volta a soprar-nos ao ouvido alguns dos seus segredos… Ouçamo-los.

VIVIANE CONFIDÊNCIAS

Concertos de Apresentação:
 
5 de Dezembro :: Teatro Pax Julia (Beja) :: 21h30 :: preço: 7€
(Convidados Especiais – Paulo Ribeiro e Grupo Coral Moços da Aldêa)
 
12 de Dezembro :: Cineteatro Camacho Costa (Odemira) :: 21h30