TONY CARRIRA vence World Music Awards 2014

28-05-2014 19:29

TONY CARRIRA World Music Awards

Tony Carreira foi o vencedor do prémio para o “World Best Selling Portuguese Artist”, da edição de 2014 dos World Music Awards realizada ontem no Mónaco.

No ano em que a música portuguesa passa a ser incluída nestes prestigiados prémios internacionais, Tony Carreira torna-se o primeiro português a ser distinguido com um World Music Award.

No final da cerimónia que decorreu ontem no Sporting Club de Monte Carlo e que contou com a presença de nomes como Miley Cyrus, Leona Lewis, Laura Pausini, Jason Derulo, Mariah Carey, entre outros, Tony Carreira afirmou que se sente “muito lisonjeado pela distinção mas, principalmente, por poder representar o meu País e a música que se faz em Portugal ao lado de tantos artistas de renome mundial”. Acrescentou que está “muito feliz e o dia foi muito intenso, desde os ensaios, à entrada, à responsabilidade de actuar em frente a um público tão exigente e ao próprio momento em que fui receber este prémio tão especial.”

Os World Music Awards distinguem o que de melhor se faz na indústria da música por todo o mundo, tendo como principais directrizes a popularidade e relevância de vendas dos diferentes trabalhos e artistas. Os prémios, criados em 1989, são uma iniciativa de Príncipe do Mónaco, Alberto II, em parceria com a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI). Os prémios envolvem 180 países e a cerimónia foi transmitida em directo pela NBC. Os lucros desta iniciativa revertem a favor da Monaco Aide and Presence Foundation, ONG que presta assistência a áreas subdesenvolvidas
um pouco por todo o mundo.

Ao longo dos seus 25 anos dedicados à música, Tony Carreira editou 22 álbuns, tendo acumulado vendas superiores a 3 milhões de unidades. Nos últimos anos, todos os seus álbuns têm entrado directamente para o primeiro lugar do Top Nacional de vendas mantendo a liderança por inúmeras semanas consecutivas. Os galardões sucedem-se, tendo o seu mais recente álbum editado em Portugal, “Tony Carreira – 25 anos”, acumulado quatro discos de Platina por vendas superiores a 60.000 unidades.

Já em 2014, Tony Carreira estende a sua actividade musical a França e lança o álbum de duetos “Nos Fiançailles France Portugal” que teve entrada directa para a quarta posição do Top Nacional Francês.