Teatro Lethes em Faro - Dia 30 de Abril - Dia Internacional do Jazz‏

23-04-2013 19:49

O dia 30 de Abril é, a partir de 2012, o Dia Internacional do Jazz. Assim foi decidido pela UNESCO, passando esta arte, nascida no século XX, a ser comemorada oficialmente. De New Orleans às Nações Unidas em Nova Iorque, da sede da Unesco em Paris, a incontáveis cidades na Europa, Ásia, África, etc, praticamente todo o mundo celebrou em 2012 o Jazz como uma genuína forma artística, património de toda a Humanidade, que aproxima as raças, os credos e as religiões numa partilha generosa, criativa e única que só essa música pode gerar.

Para celebrar esta data, a Associação Grémio das Músicas convidou em 2012 vários nomes importantes do Jazz nacional para um encontro festivo que decorreu no Teatro das Figuras, numa noite memorável.

Em 2013, a Associação Grémio das Músicas (AGM) voltará a celebrar o "International Jazz Day" com um concerto maratona, com a participação de vários artistas e bandas. A noite de 30 de Abril, que celebra o 2º ano da efeméride, será comemorada com muita música no Teatro Lethes.

A Associação Grémio das Músicas (AGM) desenvolve dede 2001 uma importante actividade pedagógica e cultural, tanto com o apoio da DGArtes como gerando receitas autonomamente. A actuação desta associação na região algarvia vai desde a formação até à programação sem fins comerciais na área do Jazz e da Música Moderna, uma área deficitária na oferta de oportunidades pedagógicas e performativas.

Dia Internacional Jazz‏ Faro