SONZEIRA - Coletivo brasileiro formado por Gilles Peterson lança disco a 19 de Maio

07-05-2014 01:59

Gilles Peterson, DJ, radialista e produtor francês mas há muito radicado no Reino Unido, quis gravar um disco com diferentes sabores da música brasileira, partindo da sua herança majestosa e aterrando no seu dinâmico presente. Em ano de Mundial de futebol no país, Gilles Peterson viajou para o Rio de Janeiro para desenhar um disco: "Sonzeira: Brasil Bam Bam Bam". O resultado é um disco que reflete o retrato musical do Brasil de 2014. 

Seu Jorge, que dispensa apresentações, Elza Soares, histórica ligada ao samba, e talentos como Emanuelle Araújo, Lucas Santtana ou Mart'nalia (filha de Martinho da Vila) e Anália Mendonça, são alguns dos integrantes do coletivo Sonzeira. 

"A cultura musical brasileira é enorme. Há o norte – Bahia, Recife, o som afro-brasileiro. Há a batucada, os sambas. Depois há a bossa nova, Tom Jobim e toda essa história. Há o baile funk. Há o tropicalismo e uma cena mais funk e soul. Tentei abordar todos os géneros, fazer um género de Buena Vista ligado a uma cultura de clubes, mas com uma sonoridade muito moderna", explica o produtor e compositor descrito recentemente pelo Sunday Times Style como o "coolest DJ" de todo o mundo. 

"Sonzeira: Brasil Bam Bam Bam" chega a 19 de maio em duas edições: uma simples, com 13 faixas, e uma segunda "deluxe" integrando duas outras faixas novas ("Ele e Ela" e "The Plum Blossom"), uma versão dub de "Southern Freeez", uma versão alternativa do tema "Um Toque" e um vídeo sobre a história do projeto. 

SONZEIRA SOM DIRETO

Universal Music Portugal