PINK FLOYD revelam detalhes de ''The Endless River''

22-09-2014 00:18

PINK FLOYD The Endless River

Pormenores sobre The Endless River, o novo álbum dos Pink Floyd com David Gilmour, Rick Wright e Nick Mason, foram revelados hoje (22/09) com a capa do álbum a ser mostrada ao mundo em grandes telas aplicadas em fachadas de edifícios de dez cidades internacionais, incluindo uma instalação iluminada com oito metros de altura instalada no South Bank, em Londres. O álbum, que será editado pela Parlophone no dia 10 de novembro, tem como produtores David Gilmour, Phil Manzanera, Youth e Andy Jackson.  

 

David Gilmour disse a propósito do novo disco:

“The Endless River tem como ponto de partida a música das sessões de gravação do álbum The Division Bell, em 1993. Ouvimos mais de 20 horas das nossas gravações e seleccionámos a música que queríamos trabalhar para o novo álbum. Durante o último ano, acrescentámos partes novas, regravámos outras e recorremos a toda a tecnologia de estudo para criar um álbum Pink Floyd do século XXI. Sem o Rick, sem a possibilidade de podermos voltar a tocar com ele, é justo que estas músicas revisitadas e trabalhadas sejam disponibilizadas ao público como parte integral do nosso repertório.”

 

Nick Mason disse a propósito do novo disco:

“The Endless River é uma homenagem ao Rick. Julgo que este disco é uma forma adequada de reconhecer o muito que ele fez e como a sua maneira de tocar esteve no cerne do som Pink Floyd. Quando ouvi as gravações das sessões de estúdio não pude deixar de pensar que ele era um músico muito especial.”

 

The Endless River é sobretudo um álbum instrumental com “quatro lados” e uma canção, “Louder Than Words”, com letra de Polly Samson.

 

O conceito da imagem poderosa de um homem a remar num “rio” de nuvens foi criado por Ahmed Emad Eldin, um artista digital egípcio com 18 anos de idade. A imagem produzida por Ahmed foi depois recriada pela Stylorouge, uma agência de design do Reino Unido com vários prémios no seu currículo. Em Londres, a capa de The Endless River está reproduzida numa instalação em forma de cubo iluminado com oito metros de altura, em South Bank. 

 

As capas dos álbuns dos Pink Floyd, quase todas criadas por Storm Thorgerson, da Hipgnosis, são tão lendárias como a própria música da banda. Com o falecimento de Storm, em 2013, a tarefa de encontrar uma imagem que desse continuidade ao legado de Storm passou para Aubrey “Po” Powell, o parceiro original de Storm na Hipgnosis. Segundo Po:

 

“Quando vimos a imagem do Ahmed, sentimos imediatamente uma ressonância floydiana. É enigmática e presta-se a várias interpretações; é a capa ideal para The Endless River.”

 

As faixas estão distribuídas por quatro lados para evocar a experiência auditiva do álbum:

ALINHAMENTO

LADO 1

Things Left Unsaid

It’s What We Do

Ebb And Flow

LADO 2

Sum

Skins

Unsung

Anisina

LADO 3

The Lost Art of Conversation

On Noodle Street

Night Light

Allons-y (1)

Autumn’68

Allons-y (2)

Talkin’ Hawkin’

LADO 4

Calling

Eyes To Pearls

Surfacing

Louder Than Words

 

“The Endless River”  foi produzido por David Gilmour, Phil Manzanera, Youth e Andy Jackson

“The Endless River” estará disponível em 4 formatos:

  • COMPACT DISC
  • EDIÇÃO DELUXE CD+BLU-RAY
  • EDIÇÃO DELUXE CD+DVD
  • EDIÇÃO EM VINIL

Warner Music Portugal