PACO DE LUCIA - O grande Mestre num álbum único

29-05-2014 02:18

Antes do seu trágico falecimento em Fevereiro deste ano, o mais reconhecido divulgador da canção flamenca tinha deixado pronto o seu 27º disco.

"Canción Andaluza" chega na próxima Segunda Feira, 2 de Junho , às lojas de discos e plataformas digitais em Portugal e é, assim, um testemunho histórico, em que Paco grava oito clássicas coplas andaluzas que nunca antes tinha tocado, mas que fizeram parte das suas recordações de infância, como María de la O , Ojos Verdes ou Señorita .

O disco pode ser escutado esta semana em exclusivo na TSF. Para o efeito, Carlos do Carmo (que, para além de seu amigo, era também seu admirador), fez um depoimento em que fala de um disco "irrepetível" e identifica, numa das canções, referências da guitarra portuguesa. Paco tinha uma ligação especial com Portugal: Lúcia, a sua mãe, era portuguesa, e o músico apresentou-se várias vezes no nosso país.

" Há um flamenco antes e depois do Paco, e não é porque haja uma ruptura, mas porque ele abre o género. Tal como Astor Piazolla e o tango, é nesse plano que eu o coloco ", defende Carlos do Carmo.

Ambos tinham planeado uma colaboração para 2014 e o cantor define-o como "um homem de equipa, que distribuía muito bem o jogo" para quem com ele trabalhava. 

paco de lucia somdireto

Universal Music Portugal