MUVI Lisboa’14 - As Odisseias Musicais em competição

08-08-2014 00:04

“Música em Pó”, “Stop Don’t Stop” e “A Sétima Vida de Gualdino”, entre outras, em competição no Palco Nacional e “Leave The World Behind”, “Good Ol' Freda” e “Our Vinyl Weighs a Ton" no foco do Palco Internacional

MUVI Lisboa’14

Competição de Odisseias Musicais (longas-metragens) nos Palcos Nacional e Internacional do MUVI Lisboa’14 – Festival Internacional de Música no Cinema, com filmes realizados em 2013 e 2014. 

Das sete longas selecionadas nas Odisseias Musicais + Palco Nacional contamos com:
- “Música em Pó” de Eduardo Morais sobre colecionadores de vinil como o radialista cartaxense António José Portela, Edgar Raposo da Groovie Records, Heitor Vasconcelos colecionador de discos da Amália, João Carlos Callixto, escritor, colecionador e arquivista, Joaquim Paulo, autor dos livros "Jazz Covers" e "Funk & Soul Covers", José Moças com uma coleção única de 78rpm, Jota Cunha da Vinyl Experience, o A&R da Valentim e também DJ há trinta anos, Pedro Tenreiro, o maior colecionador português Rogério Matos, DJ Ride e Stereossauro, Rui Miguel Abreu, jornalista, radialista e DJ. Ver Trailer.
- “A Sétima Vida de Gualdino”, de Filipe Araújo sobre Gualdino Barros, baterista “lenda do jazz” que lançou ‘jovens inexperientes’ como Jorge Palma, Bernardo Sassetti ou Dany Silva e que tocou com os grandes nomes do jazz, incluindo Nina Simone em Paris. Ver Trailer.
- “Stop Don’t Stop”, de Ana Branco, focado na responsabilidade do antigo Centro Comercial Stop no Porto como incubadora de mais de 100 bandas e 400 músicos que nele ensaiam regularmente, distribuídos ao longo dos seus três pisos, em lojas de paredes de vidro que arrendam ao mês por um preço simbólico. O Stop é a segunda casa de uma geração de músicos portugueses nos variados géneros musicais.
- “All in Black and Film”, de Eduardo Morais, sobre a banda The Poppers no estúdio de gravação, focado no processo de criação das suas músicas. Ver Trailer.
- “True - O Documentário”, realizado por Paulo Segadães, mostra o íntimo processo de gravação do mais recente disco de Legendary Tigerman no seu ‘covil’, onde impera a persistência, criatividade, colaborações, novos instrumentos e sons. Ver Trailer.
- “The Alchemy Of Spirit”, de DROI ID, acerca do Festival Boom, edição de 2012, com testemunhos de milhares de pessoas de todo o mundo - os boomers - que de dois em dois anos partilham as suas histórias, sonhos e uma realidade paralela durante o mês de agosto. Um modo de vida diferente, revolucionário, em harmonia com o planeta e com o próximo.
- “Mudar de Vida”, da dupla Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro, retrata a vida e obra de José Mário Branco, ao longo de sete anos. Músico, compositor, poeta, ator, ativista, cronista, produtor musical, José Mário Branco é o homem dos sete ofícios. Fala-nos de música, das suas convicções, da sua geração, do Estado Novo, da guerra colonial, da sua prisão e exílio. Não fosse ele o autor do tema “A Cantiga é uma Arma” ou de “F.M.I.” escritas há mais de 40 anos que não perderam a atualidade. Ver Trailer.



As Odisseias Musicais + Palco Internacional contam com nove longas-metragens selecionadas:
- “Leave The World Behind”, realizado pelo premiado Christian Larson (Swedish Grammy Award) sobre a última tour dos Swedish House Mafia, que teve a sua separação oficial a 24 de março de 2013. O filme mostra-nos como este trio de DJs e produtores levou a música eletrónica aos tops, tocando um pouco por todo o mundo. Ver Trailer.
- “Our Vinyl Weighs a Ton (This Is Stones Throw Records)” realizado por Jeff Broadway que terá a sua estreia em Portugal na sessão de abertura do Muvi Lisboa’14. Esta longa conta a história da editora discográfica Stone Throw Records com entrevistas inéditas de Kanye West, Snoop Dogg, A-Trak, Mayer Hawthorne, PB Wolf, Common, Madlib, Questlove, Talib Kweli, Mike D (The Beastie Boys), Tyler the Creator, Dam-Funk. Ver Trailer.
- “Marina” filme biográfico realizado por Stijn Coninx sobre o músico italiano Rocco Granata que ficou conhecido mundialmente pelo tema ‘Marina’ em 1959. Durante a sua infância, Rocco mudou-se para a Bélgica, teve sucesso a tocar acordeão na sua banda "The International Quintet" e fez uma tour nos Estados Unidos. Uma aventura de um rapaz rebelde que seguiu a sua paixão pela música. Ver Trailer.
- “Deep City” de Dennis Scholl, Marlon Johnson e Chad Tingle sobre o impacto da Deep City Records na evolução da música soul e funk no sul da Flórida. Tendo como sede a cidade de Miami, esta editora marcou toda uma era de referência que começou por se mover na década de 60 entre pequenos circuitos de distribuição e que aos poucos conquistou uma posição de referência no mercado musical. História de inspiração e um reconhecimento há muito merecido para este pioneiro movimento musical. Ver Trailer.
- “Good Ol' Freda” realizado por Ryan White sobre Freda Kelly e os seus 11 anos ao serviço da banda The Beatles como fiel secretária. Freda conta a sua história pela primeira vez depois de terem passado 50 anos desde esta aventura que mudou a sua vida. Ver Trailer.
- “Castle Crash” de Arsen Oremovic, retrata como Matej Meštrović, pianista e compositor, e a Orquestra de Percussão SUDAR captaram sons para a composição do disco no Castelo de Sv. Križ Začretje, na Croácia. Enquanto que o som é captado do eco vindo das paredes do castelo, o pianista e a sua banda criam uma sonoridade única, paralela à estranha história da dona do castelo que vive em circunstâncias de extrema pobreza, apesar de toda a exuberância e luxo que a rodeiam. Esta é a história sobre a banda musical de Matej Meštrović, mas também uma dura crítica a uma sociedade indiferente e negligente sobre o património cultural. Ver Trailer.
- “The Labèque Way” de Felix Cabez, produzido pela produtora de Pedro Almodóvar (El Deseo) sobre duas grandes pianistas, Katia e Marielle Labèque, que através deste documentário mostram as suas interpretações com diversos músicos, ressaltando a música enquanto forma de constante crescimento não só como artistas mas como mulheres. Trata-se de um retrato da sua residência artística na cidade de Valladolid onde esta dupla de irmãs explora a sua paixão pela cultura espanhola por entre diversas aventuras musicais. Ver Trailer.
- “The Winding Stream”, documentário histórico de Beth Harrington, que retrata as raízes da dinastia musical americana composta pelos Carters e os Cashes. O filme acompanha o declínio, influência, a transformação na atuação das irmãs Carter, a aliança matrimonial com o legendário Johnny Cash e o empenho no atual  destas famílias em manter vivo o seu legado. Ver Trailer.
- “Que Caramba es la Vida” de Doris Dörrie sobre o mundo machista ‘Mariachi’ no México onde poucas mulheres conseguem entrar. Mais do que música, é um modo de vida altamente masculino que domina este tipo de ‘negócio’. A primeira banda feminina mariachi, formada em 1959, ainda toca nos dias de hoje. História de amor, vida e morte e de um caminho no meio de ambas. Ver Trailer.

O MUVI Lisboa'14 é o primeiro festival de cinema específico sobre música e de 3 a 7 de setembro vai invadir o Cinema São Jorge em Lisboa com o que de melhor se tem feito no âmbito do cinema sobre música.

Podem continuar a colocar o MUVI Lisboa em acção, basta 1 acorde em: https://ppl.com.pt/pt/prj/muvilisboa