Musical sobre a adolescência, com música ao vivo dos CLÃ, chega ao CCVF em janeiro

03-01-2019 20:56

“Montanha-Russa”, espetáculo da dupla Miguel Fragata e Inês Barahona, à qual se junta a dupla Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo, da banda Clã, sobe ao palco do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, nos dias 18 e 19 de janeiro. Teatro e a música disputam o palco, desafiando as convenções do “teatro musical”, como quem desafia as leis da gravidade num loop.

 

“Montanha-Russa” é um espetáculo que mergulha vertiginosamente na adolescência. Retira-a do lugar dos lugares-comuns e procura aproximá-la da dimensão da intimidade. Uma dimensão secreta, privada, interior, mas que vive no desejo de ganhar um palco onde se possa exibir.

 

O espetáculo foi antecedido por um extenso trabalho de pesquisa junto de várias centenas de adolescentes, que incluiu um open call para a recolha de diários, entrevistas a solo, pequenos espetáculos apresentados nas escolas secundárias, cursos de criação de diários e de composição musical, palestras, etc.

 

Ao longo de mais de um ano, Inês Barahona e Miguel Fragata mergulharam nas palavras e ideias de adolescentes. Tentaram provocar-lhes as perguntas e recolher as respostas que pontuam as suas vidas e visões do mundo. Todo o processo foi registado pela cineasta Maria Remédio que assina um documentário sobre o projeto intitulado “Canção a meio” cuja apresentação terá entrada livre no dia 19 de janeiro, às 16h00, no Pequeno Auditório do CCVF.

Montanha-Russa

Foto:D.R.

Pub.