MARIZA é a fadista mais ouvida no Spotify

27-11-2014 02:18

MARIZA fadista Spotify SomDireto

Para celebrar os três anos da elevação do fado a Património Mundial Imaterial da Humanidade, o Spotify revelou que Mariza, Ana Moura e António Zambujo são os fadistas mais escutados em todo o mundo no serviço de streaming.

 

A Diva do Fado, Amália Rodrigues, surge logo depois, neste ranking de fadistas mais ouvidos no Spotify. Apesar de ter falecido há 15 anos, a artista continua ainda bem presente no panorama mundial do fado e este 4.º lugar só reforça a imagem da fadista como a voz de Portugal e uma das mais brilhantes cantoras do século XX.

 

Carlos Carmo, outro dos grandes nomes do fado - recentemente galardoado com um Grammy Latino de Carreira – aparece na 8.ª posição dos fadistas mais ouvidos. À frente do primeiro português a ganhar um Grammy estão, neste top, ainda Carminho, Dulce Pontes e Camané.

 

Katia Guerreiro, na 9.ª posição, e Gisela João, no 10.º posto, fecham esta lista.

 

O fado mais escutado no Spotify e, por consequência, o de maior sucesso entre os utilizadores do serviço de música em streaming, é o Desfado, o 5.º álbum de originais da cantora portuguesa Ana Moura.

 

O Spotify foi ainda mais longe ao analisar todas as playlists de fado existentes no serviço de streaming e rede social de música. Também aqui Mariza é a rainha, sendo a artista mais presente nas listas musicais dos utilizadores de todo o mundo, seguida de Carminho e Ana Moura.

 

O fado mais comum entre as playlists dos utilizadores do Spotify é Escrevi Teu Nome No Vento - Fado Carriche, de Carminho.

 

Top 10 de Fadistas mais ouvidos

1)    Mariza

2)    Ana Moura

3)    António Zambujo

4)    Amália Rodrigues

5)    Carminho

6)    Dulce Pontes

7)    Camané

8)    Carlos do Carmo

9)    Katia Guerreiro

10) Gisela João