LUDOVICO EINAUDI - reedição de ''Stanze'' marcada para 22 de setembro

04-09-2014 19:43
O compositor e pianista italiano Ludovico Einaudi traz de volta às lojas o seu marcante segundo álbum, "Stanze", originalmente lançado em 1992. O disco terá a 22 de setembro uma nova edição, a sair pela Decca Records e com interpretação a cargo da harpista Cecilia Chailly.
 
Einaudi, o compositor de música erudita mais escutado em plataformas de "streaming", foi já considerado pelo influente The Independent como "um dos mais bem-sucedidos compositores clássicos vivos".
 
"Stanze", palavra que em português se traduz por "quartos", é um ciclo de 16 peças para harpa compostas entre 1990 e 1992. Cada peça é um espaço musical desenhado para estar separado dos restantes como os quartos de uma casa. Cada quarto tem as suas próprias características e especificidades, mas ao mesmo tempo estão ligados à estrutura de uma obra maior. É desta forma que Ludovico Einaudi descreve "Stanze", o seu primeiro registo de faixas para um só instrumento e que na raíz foi concebido para ser tocado ao piano.
 
A nova edição do trabalho foi entregue a Cecilia Chailly e à sua harpa, pelo que a assinatura de Einaudi se faz sentir apenas na composição e na produção artista das gravações.  
 
Chailly, que já trabalhou, por exemplo, com John Cage, David Parsons, Mina ou Andrea Bocelli, conduz o disco ao longo dos seus 55 minutos. Ludovico Einaudi foi notícia em 2013 porque o seu disco de então, "In a Time Lapse", vendeu mais cópias digitais do que físicas, uma novidade na cena clássica que fortaleceu a posição única do italiano na cena musical internacional.

LUDOVICO EINAUDI SOM DIRETO

Universal Music Portugal