JORGE PALMA - 25 anos de Bairro do Amor

07-10-2014 10:12

25 anos de Bairro do Amor

A 13 de Outubro é reeditado o álbum que marcou o final da década de 80. 

JORGE PALMA  Bairro do Amor

"Nesse dia de 1989 estava cheio de energia positiva e determinado a arranjar quem me financiasse a gravação e edição do álbum que já tinha elaborado e que viria a chamar-se Bairro do Amor, nome duma música que havia composto e gravado 12 anos atrás e que viria a regravar neste próximo. 
 
A editora que me havia lançado os 3 álbuns anteriores não se mostrou interessada na maquete que lhes tinha mostrado e que continha uma boa parte destes novos temas. Assim, tive de negociar um acordo de gravação entre mim, a Polygram e os meus amigos Guilherme Inês e José da Ponte que, nessa altura, geriam o estúdio de gravação "Namouche". Depois de fazer várias vezes o percurso entre a editora e o estúdio com alguns telefonemas pelo meio, lá cheguei a casa todo contente com o contrato na mão.
Ninguém ficou a perder, pelo contrário, público e crítica receberam bem esse leque de canções que, ainda hoje, executo em palco praticamente por inteiro. Com imenso gozo, pois claro." Jorge Palma, 2014.
 
Esta é descrição na primeira pessoa, de um dia que viria a ser marcante para a música portuguesa. O Bairro do Amor que agora completa um quarto de século sobre a sua primeira edição, é reeditado agora pela Universal Music Portugal (então Polygram) com um artwork renovado e três temas extra. 24 páginas de excertos de jornais e revistas da época, bem como fotografias icónicas de um dos maiores nomes da música portuguesa, completam o grafismo do álbum que tem marcado gerações.
 
O "Bairro do Amor" contém no seu alinhamento temas como: Frágil, Dá-me Lume, Só, Minha Senhora da Solidão e muitos outros que ainda hoje povoam o imaginário colectivo e fazem dele um dos álbuns basilares do século XX na música portuguesa. A estes temas juntam-se Só, Frágil e Bairro do Amor em versões mais cruas, apenas com a voz única de Jorge Palma e a sua mestria ao piano.
 
No ano em que se completam 25 anos sobre a sua edição, o Misty Fest lançou o convite a Jorge Palma - trazer para o palco do Centro Cultural de Belém este disco em especial. Passadas mais de duas décadas Jorge Palma apresenta o Bairro do Amor de 1989 a 6 de Novembro de 2014 no Centro Cultural de Belém.
 
"Gostava que este disco chegasse ao século XXI", confessava Jorge Palma, em 1989, em entrevista ao jornal "A Capital". A 13 de Outubro de 2014 a Universal Music homenageia e reconhece a importância deste álbum com esta reedição.


Universal Music Portugal