''GUERRA DOS SEXOS'' do SPOTIFY - O que eles e elas gostam de ouvir

20-11-2014 10:49

O Spotify, líder no serviço de streaming de música, analisou - em exclusivo para Portugal - os gostos musicais de homens e mulheres. Nesta “Guerra Dos Sexos” não há vencedores nem vencidos, mas sim uma grande luta na hora de ouvir música. Enquanto as mulheres preferem Anselmo Ralph, Bastille, Lorde, Katy Perry ou Ariana Grande, os homens optam por ouvir Eminem, Calvin Harris, David Guetta, Linkin Park e Avicii.

 

Ter que ceder na hora de ouvir música a dois é normal. Mas há queles artistas que, no geral, não são mesmo suportados pelo sexo oposto. Os homens “sobem às paredes” quando as mulheres ouvem One Direction, 5 Seconds of Summer, Birdy, Demi Lovato, Pink, The 1975, Paula Fernandes, Luan Santana, Justin Bieber ou Ana Carolina.

 

Para os homens a dica é simples. Se querem agradar a uma mulher, aguardem pelas saídas com amigos para ouvir Avenged Sevenfold, Dealema, System Of A Down, Metallica, Kendrick Lamar, Da Weasel, Martin Garrix, Guns N' Roses, Led Zeppelin, Pink Floyd, Green Day ou Foo Fighters.

 

Mas nem tudo está perdido. Dizem que a música liga paixões e que no amor é preciso gostar da mesma canção. Por isso, o Spotify desvenda que há uma grande hipótese da sua cara-metade gostar de Arctic Monkeys, Coldplay, Imagine Dragons, Ed Sheeran e Sam Smith. Estes são os artistas comuns que fazem parte do top de cantores mais ouvidos quer por mulheres como pelos homens portugueses.

 

Mulheres mais românticas,

homens mais entusiastas

Quanto aos estereótipos (sim, o Spotify confirma), as mulheres são as rainhas da pop e da música latina. As portuguesas ouvem também mais indie rock, country & folk e r&b que os homens nacionais. Do outro lado da barricada – nesta guerra dos sexos – está a música alternativa, o rock, o dance & house, a música electrónica, o metal e o rap – onde eles dominam ferozmente.

 

Também nas playlists criadas pelo Spotify (Moods) para o dia-a-dia, se verificam algumas diferenças. Se as mulheres preferem as playlists de música mais conectadas a estados de espírito revitalizadores, energéticos, determinados, melancólicos e românticos, os homens preferem estados de humor bem mais turbulentos, combativos, entusiasmantes e desafiadores.

 

E para os portugueses a hora preferida para ouvir Spotify é às 15 horas. Os dados recolhidos pelo serviço de streaming e rede social de música revelam que é a esta hora que mais mulheres e homens portugueses estão a usufruir dos momentos musicais. Só a partir das 17h o número volta a baixar. Contudo, é ainda possível verificar que há mais mulheres a ouvir música no Spotify durante o dia (entre as 9h e as 20h), enquanto no período da noite (das 21h às 08h) são mais os homens que aproveitam para desfrutar do serviço.

 

Top 10 das mulheres

1             Arctic Monkeys

2             Coldplay

3             Sam Smith

4             Ed Sheeran

5             Anselmo Ralph

6             Bastille

7             Imagine Dragons

8             Lorde

9             Katy Perry

10           Ariana Grande

 

Top 10 dos homens

1             Arctic Monkeys

2             Coldplay

3             Eminem

4             Calvin Harris

5             Imagine Dragons

6             David Guetta

7             Linkin Park

8             Avicii

9             Sam Smith

10           Ed Sheeran

GUERRA DOS SEXOS SPOTIFY