Grândola convida população a ''experimentar'' o Cante Alentejano

29-04-2015 00:44

No âmbito do “Experimenta – Workshops/Oficinas”- projeto iniciado em março, a Câmara Municipal de Grândola promove, em maio, o workshop de iniciação ao Cante Alentejano, declarado pela UNESCO, em novembro do ano passado, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

O Workshop dirigido a maiores de 15 anos vai decorrer nos dias 5, 12, 19 e 26  de Maio e será orientado por Paulo Ribeiro.

O cantor e compositor natural de Beja, desde cedo se interessou pela música e em particular pelo Cante.

Iniciou o seu percurso musical nos anos 90 e desde então tem feito parte de vários projetos musicais ao lado de grandes nomes da música nacional. Em 2000, Paulo Ribeiro recebeu o "Prémio Jovens Autores", inserido nas comemorações dos 75 anos da SPA. A Revista mais Alentejo atribuiu-lhe, em 2011, o prémio Mais Música e no ano seguinte foi distinguido com a Medalha de Mérito Artístico e Cultural pelo Município de Beja.

Paralelamente aos projetos musicais que integra, Paulo Ribeiro tem vindo a desenvolver nos últimos anos um intenso trabalho em torno do Cante Alentejano, em colaboração com alguns dos mais representativos Grupos Corais e Etnográficos do Alentejo.

É Director Coral do Grupo Coral e Etnográfico “Coop” de Grândola.

Cante Alentejano