GEORGE MICHAEL ''Listen without prejudice vol. 1'' Comemora 25 anos

05-09-2015 11:48

A 3 de Setembro de 1990 foi lançado um dos melhores e mais aclamados álbuns pop do mundo, Listen Without Prejudice Vol. 1, de George Michael. 25 anos mais tarde, Listen Without Prejudice Vol. 1, ainda deslumbra e faz as delícias de muitos.

O álbum Faith (1987) tinha transformado o cantor numa super estrela a solo à escala global. Pelo caminho, vendeu mais de 25 milhões de cópias, conquistou praticamente todos os prémios existentes e colocou quarto singles no n.º 1 das tabelas nos EUA.

Três anos mais tarde, quando uma das maiores estrelas da música pop divulgou que estava para breve o sucessor de Faith, a antecipação foi avassaladora. Mas George Michael também anunciou ao mundo que não iria promover o álbum e que não iria figurar na sua capa ou nos respectivos vídeos de música. A sua editora ficou chocada, o mesmo aconteceu com a crítica mas as suas legiões de fãs ficaram maravilhados pelo facto de o cantor ter voltado a fazer música.

Freedom ’90  foi o terceiro single retirado do álbum e o seu vídeo foi revolucionário. Ainda encarado actualmente como um dos melhores e mais influentes vídeos pop, criou um novo público para o cantor e para a sua obra. George Michael não apareceu no vídeo mas esteve presente no plateau. O vídeo foi realizado por David Fincher, que viria a ser duplamente nomeado para os Óscares (e vencedor dos Globos de Ouro e prémios BAFTA), nele participaram as modelos Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington e Cindy Crawford que cantavam a letra da música. Após um airplay constante na MTV, estas modelos tornaram-se reconhecidas e transformaram-se super modelos de um dia para o outro.

Exibindo a extraordinária bravura que viria a caracterizar toda a sua carreira, o cantor estava determinado a que a música em Listen Without Prejudice Vol 1 se destacasse por si só em vez de incluir o artista, sendo que a capa do álbum foi uma fotografia dos anos 40 da praia lotada de Coney Island da autoria de Arthur “Weegee” Fellig.

Sempre disposto a quebrar os limites e a evoluir a sua arte, George Michael tinha criado um sucessor de Faith ao produzir um magnífico super álbum que incluiu êxitos como Freedom ’90, Praying For Time, Waiting For That Day, Heal The Pain e Cowboys & Angels, para além da versão emotiva ao piano do tema They Won’t Go When I Go, de Stevie Wonder, e os originais muito apreciados Something To Save, Mother’s Pride e Soul Free. Listen Without Prejudice Vol.1 é, ainda hoje, amplamente considerado o primeiro álbum britpop de sempre.

A crença do artista revelou ser genuína: a música prevaleceu e Listen Without Prejudice Vol.1 vendeu milhões no mundo inteiro. Chegou ao topo das tabelas britânicas e conquistou um Brit Award para Melhor Álbum. Chegou ao n.º 1 nos EUA e foi um êxito nas tabelas mundiais.

 Sendo uma peça intemporal, Listen Without Prejudice Vol 1. foi redescoberto por gerações de fãs da música pop e a música de George Michael influenciou estrelas da pop contemporânea como Justin Timberlake, Beyoncé, Adele, Bruno Mars, Sam Smith e Mark Ronson. Actualmente, esta “pérola” brilha mais do que nunca.

GEORGE MICHAEL SOM DIRETO

Universal Music Portugal