FUSING Culture Experience de 1 a 4 de Agosto, na Figueira da Foz

14-05-2013 01:12

Uma fusão entre a Música, Arte, Desporto e Gastronomia só podia resultar no FUSING Culture Experience, um evento artístico, multicultural e transversal a acontecer de 1 a 4 de Agosto na Figueira da Foz.

Começando pela Música, para além das performances espalhadas pela cidade, são três palcos que vão garantir aos apreciadores desta arte momentos únicos e de puro êxtase. O destaque vai para os artistas portugueses e o line up já conta com a confirmação de: HMB, Linda Martini, PAUS, Memória de Peixe, Moullinex Live, Sun Glitters, Black Bombaim, Jibóia… E muitos mais por anunciar. A Música Portuguesa a Gostar dela Própria tem a curadoria do Palco Casino e os artistas Filho da Mãe, Ossso Vaidoso e António Zambujo com o rancho de cantadores da aldeia nova de S. Bento, estão prontos a actuar.

Seguindo-se a área das Artes, o Wool Festival de Arte Urbana da Covilhã convida as ruas da cidade a receber nova vida com a técnica de artistas urbanos como Mário Belém, EIME ou Add Fuel. O Shortcutz Porto também se juntou e vai exibir o trabalho de alguns realizadores que pertencem ao movimento internacional de curtas-metragens. Para além disso, das artes visuais à música, chegam, também os minidocs trazidos pelo Canal180 e outras manifestações criativas ainda por desvendar.

Já o sítio gastronómico, o Mercado Municipal da cidade, vai ser transformado numa cozinha urbana. Desde os showcookings aos workshops já está confirmada a presença do Chef Viriato Pã, ex-concorrente do Masterchef com um programa no 24Kitchen, o Rui Esteves, Chef executivo da marca Pingo Doce e o apoio do IMP – Instituto Macrobiótico de Portugal.
Por último, mas não menos importante, a área do desporto vai tomar um rumo insólito. O surf vai ser à noite, o snowboard no meio da cidade, os Drifts Trikes e os Londboard Skates vão fazer faísca no asfalto da serra da boa viagem, enquanto a bicicleta ganha o lugar de principal meio de transporte urbano.

O FUSING foi impulsionado por um grupo de jovens Figueirenses que fundaram uma Associação Cultural – Doistrêstrês -, e que hoje é o motor para a realização deste projecto. O lema é acreditar e a vontade é fazer acontecer. A ambição é criar uma tradição que traga visibilidade e dinamismo, não só à rainha das praias, mas também à herança cultural que lhe é característica e tão pouco reconhecida por este Portugal Fora.

FUSING FIGUEIRA SOM DIRETO

Mil bilhetes até dia 31 de Maio a 27euros à venda na Bilheteira Online e nos locais habituais.