FRANKIE CHAVEZ no Cine-Teatro Louletano

11-02-2014 10:54
No próximo sábado, 15 de fevereiro, pelas 21h30, o Cine-Teatro Louletano recebe um concerto com Frankie Chavez.

frankie chavez foto somdireto
 
Frankie Chavez é um dos mais promissores talentos da nova música portuguesa, tendo vindo a ser referido como a mais recente revelação blues do Sul da Europa.
 
A sua música conjuga diferentes tipos de sonoridades, resultando num blues/folk composto por ambientes limpos e por outros mais crus e psicadélicos. Apesar de se identificarem diferentes influências musicais (Robert Johnson, Jimi Hendrix, Kelly Joe Phelps, Ry Cooder), é difícil encontrar um único termo para definir a sua música, o que lhe garante um estilo único e inconfundível.
 
Multi-instrumentista, Frankie Chavez mune-se de várias guitarras com diferentes afinações, de uma bateria improvisada e de vários pedais de efeitos. Ao sobrepor layers de frases de guitarra através de uma loop station, cria uma sonoridade corpulenta mas respirada, onde nada é feito ao acaso. Quando canta cria uma proximidade com o público pelo seu tom intimista e pela natureza pessoal das suas letras.
 
O seu percurso como singer songwriter começou em 2006 com "Slight Delay", tema incluído num documentário sobre a cultura de surf na Indonésia intitulado "Flavours". Em 2009 compôs e coproduziu a banda sonora original para o documentário "Pare, Escute, Olhe" de Jorge Pelicano. Este documentário ganhou vários prémios, entre eles, o de melhor documentário português no Festival Internacional de Cinema DocLisboa09 e o grande prémio do Ambiente no Cine Eco 09.
Em março de 2010 Frankie Chavez lançou o seu primeiro EP homónimo. Um dos temas, “I Don't Belong", faz também parte da coletânea "Novos Talentos Fnac 2010" que reúne o que de mais promissor há na música portuguesa.
 
Em janeiro de 2011 grava o seu primeiro álbum intitulado "Family Tree". Produzido, gravado e misturado por Nélson Carvalho, nos estúdios da Valentim de Carvalho, o primeiro LP de Frankie Chavez conta com a participação de alguns convidados, entre os quais Kalú (Xutos e Pontapés) e Emmy Curl e foi lançado em abril de 2011 como edição independente.
 
Ainda em 2011 compõe e coproduz a banda sonora original para o documentário "The North Canyon Show", que foca o surfista de ondas grandes Garret Mcnamara a surfar algumas das maiores ondas do mundo, na Nazaré. Em 2012 sai a segunda parte do documentário que utiliza na sua banda sonora temas do álbum "Family Tree".
 
Em 2012 começa o processo de internacionalização, que culmina em 2013, marcando presença em alguns eventos em todo o mundo. Também em Portugal tem atuado nas melhores salas do país e festivais. O som de Frankie Chavez, pela sua amplitude, consegue preencher os momentos mais íntimos de um auditório, como o ambiente mais alegre e eufórico de um grande festival.
 
Prepara a saída do novo álbum para o primeiro trimestre de 2014.