''Filhos de Deus'' é o single de estreia de LUCYFER

28-07-2015 23:56

Lucyfer é um nome a fixar. “Filhos de Deus” é o single de estreia deste rapper, divulgado no passado dia 16 de julho. O tema antecipa aquele que será o seu primeiro álbum, a editar pela Music In My Soul.

 

Carlos Valerio Kangoma (A.K.A "Lucy") é um rapper angolano residente em Portugal há 27 anos. Nascido a 29 de outubro de 1984 e oriundo do Huambo, abandonou a sua terra natal em tenra idade devido aos conflitos armados que decorriam, na altura, no país.

 

Chegou a Lisboa com apenas três anos, não tendo, por isso, grandes memórias da sua infância em Angola. Os seus pais passaram as dificuldades iniciais de qualquer imigrante, tendo inicialmente vivido numa pequena aldeia na Venda do Pinheiro, onde Carlos fez o ensino primário e o primeiro ciclo.

 

Quando tinha 11 anos, a família mudou-se para Odivelas, uma freguesia já mais desenvolvida e muito mais abrangente em termos de conhecimento do mundo. Carlos começou por frequentar a escola secundária da Póvoa, tendo então acesso a novas realidades, bem como a uma maior convivência com gente dos PALOP – fez amigos e descobriu um bairro que lhe apresentou o mundo do Rap.

 

Entre anos a conciliar a escola com o desporto e o ambiente familiar, conheceu a realidade das ruas, a violência policial, os assaltos e desacatos entre bairros rivais. O seu aproveitamento escolar baixou e o Rap foi fazendo cada vez mais parte da sua vida – identificava-se com as letras, visto estar a passar por situações muito semelhantes. Nessa altura, sentiu necessidade de ir relatando as suas vivências com os amigos, acabando por formar um grupo chamado Mentes Criminosas, que, em 2009, acabou por lançar um primeiro trabalho. O grupo era constituído Lucy, Lennox, Dog Bone e 1st Lady, que ainda hoje vão trabalhando juntos em quase todos os projetos em que participam.

 

Já na faculdade, Carlos iniciou um projeto a solo, Lucyfer, escrevendo e gravando os seus próprios temas. Durante a digressão do álbum “Cara ou Coroa” dos Mentes Criminosas, e em concerto conjunto com Youth Kriminal, decidiu abraçar um novo projeto englobando rappers de Odivelas, chamado ODC Gang – o primeiro trabalho saiu no final de 2012, apenas em formato digital, intitulado “Escumalha (Sons da Pedrada)”.

 

Motivado, Lucyfer retomou o trabalho, as suas memórias, a sua vontade de dizer o que lhe vai na alma, estando agora prestes a lançar o seu primeiro álbum a solo de originais.

LUCYFER SOM DIRETO

Music In My Soul