FIESA - Pink Floyd e música indiana vencem concurso de areia

11-10-2013 02:10

A escultura dedicada aos Pink Floyd foi eleita pelo público como a melhor peça do 13º Festival Internacional de Esculturas em Areia, que decorre em Pêra, no Algarve, até 25 de Outubro.

Música foi o tema desta edição do festival, onde trinta e cinco mil toneladas de areia foram transformadas em esculturas de músicos famosos, cenas de música de várias partes do mundo e a expressão musical aliada a outras formas de arte.

Durante todo o Verão, centenas de visitantes votaram na sua escultura preferida, mostrando preferências muito diversificadas, já que os votos se distribuíram por todas as 64 peças propostas e a escultura vencedora só atingiu 10% das preferências.

A escultura, que representa David Gilmour, guitarrista, compositor e vocalista da emblemática banda dos anos 80 e cenas do filme The Wall, foi realizada pelo checo Harald Eichhorn e pelo russo Konstantin Kusyarin. Em segundo lugar ficou a mega escultura dedicada aos deuses da música indiana, uma peça realizada por Sergey Aseev da Rússia, Ulrich Baentsch, da Alemanha e também Harald Eichhorn, da República Checa, onde estão representados os deuses Saravasti e Krisnha, além de símbolos relacionados com a cultura hindu.

Com pontuações muito semelhantes, seguiram-se o painel dedicado aos musicais da Broadway e a escultura dedicada a ídolos musicais do século XXI, onde estão representados, entre outros, Amy Winehouse e Psy.

A zona infantil da edição deste ano, onde foram esculpidas figuras do cinema animado cujas bandas sonoras se popularizaram, revelou-se, ainda, uma das preferidas do público.

Até 25 de Outubro é a última oportunidade de visitar esta mega exposição de escultura que, todos os anos, reúne alguns dos melhores escultores de areia do mundo. O Fiesa está aberto todos os dias entre as dez da manhã e as oito da noite, podendo as esculturas ser apreciadas com a luz diurna, ou iluminadas por jogos de luzes, a partir das 18:30h.