FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR termina esta 6ª feira com um concerto no AUDITÓRIO da FUNDAÇÃO ORIENTE

19-03-2013 19:46

Vocacionado para uma faixa etária entre os 8 e os 21 anos de idade, o ESTÁGIO DE PÁSCOA do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR irá acolher cerca de 150 estudantes, oriundos das melhores escolas de música de Portugal e de Espanha que ao longo de uma semana estarão em intensa actividade musical, com Master-Classes, ensaios de Naipe e Tutti, acompanhados por um colectivo de 17 professores e liderados por 2 maestros. Os participantes irão desta forma adquirir experiência integrando a Big Band, a Orquestra de Iniciação ou a Orquestra de Cordas de nível Avançado.

 

Este curso caracteriza-se pelo seu ambiente musical único, resultante da partilha de experiências entre participantes e que, estimulados por uma grande exigência musical, irão evoluir de uma forma surpreendente.

 

O Estágio de Verão em 2012, foi dedicado à Música Jazz e contou com mais de 160 participantes, que partilharam o palco com dois dos maiores músicos nacionais - Mário Laginha e Maria João – actuando nos concertos finais em Montalegre e Vila Real, para cerca de duas mil pessoas.

 

O sucesso do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR é incontornável e particularmente significativo por envolver cada vez mais escolas, mais alunos e mais parceiros numa celebração conjunta à juventude e à música.

 

 

O LEGADO de ASTOR PIAZZOLA será o tema desta edição e tendo como convidado especial o acordeonista Pedro Santos.

 

Tal como habitualmente, e dada a dificuldade do repertório a preparar, a inscrição dos participantes deverá ser o mais antecipada possível, para garantir vaga e poder preparar as partituras com a antecedência necessária.

 

Esta iniciativa pretende igualmente estimular o intercâmbio entre alunos de localidades distantes, promovendo a cooperação de famílias de acolhimento, tendo os alunos hospedeiros um desconto simbólico na sua inscrição.

 

O resultado final desta semana, que irá decorrer nas instalações da Escola de Música do Colégio Moderno, será apresentado no Auditório da Fundação Oriente, no dia 22 de Março às 18h00.