Está a chegar o OpTIMUS D’BANDADA

04-09-2013 02:01

O cartaz base da Optimus D’Bandada deste ano está fechado e já são conhecidas as 50 bandas que irão atuar nos 16 locais escolhidos. O alinhamento do evento vai contar ainda com programação adicional recebida pela organização após o desafio lançado que convidava todos – artistas, bandas, locais – a participar na terceira edição do evento e será divulgado até ao evento.

 

Sobre o evento propriamente dito, este volta a ser mais um ano em que sobe a fasquia e se coloca em evidência um claro reforço do conceito. Sem perder de vista o caráter popular - de um grande acontecimento de rua e gratuito – a Optimus D’Bandada conseguiu mobilizar um conjunto de parceiros que garantem agora uma oferta ainda mais completa, rica e eclética.

 

No dia 14 de setembro o Porto recebe a terceira edição da Optimus D’Bandada onde a cidade poderá assistir gratuitamente a atuações de 50 bandas. Entre os grandes nomes do cartaz destacam-se o António Zambujo, Miguel Araújo, Gisela João, Best Youth e Blaya. As atuações irão decorrer em 16 locais típicos do Porto desde o Clube dos Fenianos Portuense à Torre dos Clérigos ou o Passeio das Virtudes.

 

Assim, a par das dezenas de concertos e de bandas Optimus Discos e ainda artistas convidados, a própria filosofia da programação é agora diferente, uma vez que passam a existir espaços e momentos cuja dinamização foi confiada a uma seleção de pessoas e entidades que se têm destacado em Portugal enquanto ‘agitadores’ do mundo da música:

·         A parceria com a Clean Feed, editora de referência internacional, para a programação de um palco de Jazz;

·         A programação de um palco com música tradicional portuguesa, a cargo de Tiago Pereira;

·         Uma Estafeta (quatro bandas irão percorrer algumas ruas do centro do Porto durante a tarde) e uma Maratona Musical (um espetáculo sem intervalos em que as bandas se misturam entre elas, sem paragens), a cargo da produtora Lovers & Lollypops;

·         Um espaço dedicado a atuações de “Língua Franca”, cuja curadoria estará a cargo da artista Capicua;

·         O projeto 1.ª Avenida, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da PortoLazer, associa-se também à Optimus D’Bandada, com uma programação especial a decorrer no Edifício Axa, situado na Avenida dos Aliados. Don't STOP MUSIC # Don´t STOP ART decorrerá das 16h00 às 24h00, e incluirá a presença de DJs non-stop, live performances, audio walk, arte urbana, concertos acusmáticos pela Casa da Música e outras propostas que cruzarão a música com as várias áreas de expressão artística que já se cruzam neste espaço, promovidas pelas mais diversas entidades culturais que atuam na cidade e por um conjunto vasto e inovador de artistas emergentes.

 

Como se vai poder confirmar durante a tarde e a noite do evento, quem sair às ruas da baixa do Porto vai ficar uma vez mais surpreendido. Tanto vai poder ‘tropeçar’ num espetáculo de música popular, como apreciar a atuação de uma banda de jazz; tanto pode dar de caras com um concerto pop ou rock como pode virar a esquina e assistir a uma performance de spoken word.

Uma coisa está garantida: música por todo o lado, para todos os gostos. Os concertos são todos de entrada gratuita, uma oferta que pretende juntar toda a cidade a esta festa da música.

 

ARTISTAS CONFIRMADOS

António Zambujo, Awsum, Best Youth, Blaya, Cangarra, Capicua, Ciclo Preparatório, Coronado Sound System, Equations, Ermo, Expeão, Gisela João, Guta Naki, Jibóia, JP Simões, Little Friend, Long Way to Alasca, Lululemon, Lydia’s Sleep, Miguel Araújo, Naco, Necromant, Nicotine’s Orchestra, Ninja Kore, Old Jerusalem, Pedro Puppe, Pedro Sousa e Gabriel Ferrandini, PZ, Red Trio, Rosemary Baby, Samuel Úria, Social Disco Club, Stereo Boy, Tape Junk, The Glockenwise,  The Shine, The Weatherman, Tiago Pereira, Voxels, Xungaria no Céu.

OpTIMUS D’BANDADA Som Direto