ED SHEERAN ''X'' é Disco de Ouro em Portugal

31-01-2015 02:03

“X” é já Disco de Ouro em Portugal.

Recentemente ultrapassou o milhão de vendas físicas no Reino Unido. É neste momento tripla platina no seu País.

Ed Sheeran tornou-se assim no primeiro artista a alcançar tamanho feito, desde a edição de “Our Version of Events” de Emeli Sandé  (2012).  

O Spotify revelou ainda no final do ano de 2014 que  “X” é o álbum mais ouvido no Spotify em 2014.

Em Maio deste 2014  Ed Sheeran estreou-se ao vivo em Portugal no Palco Mundo do Rock In Rio, tendo actuado a solo para mais de 40 mil pessoas. Em Junho, “X”, o segundo álbum de originais, entrou directamente para o 2º lugar do top de vendas nacional.  

A digressão de 2015 tem já passagem marcada pelo mítico Estádio de Wembley. A enorme procura levou à abertura de 3 (!) datas.

Esta semana Ed Sheeran abrilhantou ainda o evento mais glamouroso do mundo: o Victoria Secret Fashion Show.

Um ano fantástico para o britânico de apenas 23 anos.

 

1 Milhão de discos vendidos

A marca de 1 milhão de discos vendidos no Reino Unido,  coloca assim Ed Sheeran na elite restrita de artistas britânicos que nos últimos anos atingiram esta marca. Neste grupo encontramos Adele em 2011 com os álbuns “21” e “19”; Take That em 2010 com “Progress” ou Susana Boyle em 2009.

Editado em Junho deste ano “X” entrou diretamente para o topo da tabela de vendas britânica, tendo aí permanecido durante 8 semanas consecutivas. “X” (leia-se Multiply”), é ainda o álbum que mais exemplares vendeu num curto espaço de tempo em 2014.  

Desde 2011 que não se via tamanho êxito, altura em que foi editado de “21” de Adele.

Na semana da sua edição, em Junho, todas as 12 músicas que compõem o segundo trabalho de originais do londrino, invadiram o top do iTunes britânico.

“X” mereceu ainda entrada directa para o 1º lugar do top vendas dos Estados Unidos.

 De “X” contabilizam-se já 3 singles “Sing” com Pharrel Williams, “Dont” e o novo “Thinking Out Loud”. A edição especial de “X” conta ainda com “I See Fire”, tema da banda sonora de “The Hobbit”.

ED SHEERAN SOM DIRETO

Warner Music Portugal