CRISTINA BRANCO: ''Idealist'' nas lojas a 3 de Fevereiro

10-01-2014 19:36

cristina branco som direto

“Idealist”, a lista ideal de Cristina Branco que resume 17 anos de carreira, muitas centenas de concertos em salas de todo o mundo e 13 discos editados, vai ter edição portuguesa a 3 de Fevereiro. A box - três discos com 58 temas divididos tematicamente por Fado, Poemas e Ideal - resume uma extensa discografia onde estão incluídos os mais marcantes para si, enquanto artista, mas também os mais relevantes para o seu público.

A box contempla ainda três temas novos, dois deles completamente originais – ‘Fado da Partilha’ e ‘Se Fores, Não Chores Por Mim’, ambos com letra de Mário Cláudio e música de Ricardo Dias - e o tradicional Fado Estoril, intitulado ‘Na Rua do Silêncio’.

«Resumir 13 discos é tarefa ingrata para quem considera uma vertigem o canto, o palco, a vida. Ajuizar 17 anos de trabalho é uma árdua tarefa e do passado restam-me fiapos de tempo, aprendizagens, umas quantas alegrias, inúmeras lembranças, gratidão para com os que elevaram o meu nome, um imenso amor e respeito pelos que pacientemente esperam por mim», escreve sobre esta caixa Cristina Branco.

«Nunca voltaria atrás e confesso-o sem pudor, por saber o difícil que foi voltar a ouvir tudo e sentir, na limpidez dos anos, o que a vida me deu e me roubou de igual modo. Gosto-me e gosto sobretudo da veemência de não acrescentar uma vírgula ao meu propósito de vida”, refere Cristina Branco. “As músicas que por aqui desfilam são retratos do tempo que vivi naquele instante e do meu estado de alma. O que quis cantar (que sempre foi uma condição respeitadíssima), conduzido e tecido a fio de frágil seda por homens e algumas mulheres que me entendem, foi (é) a minha história e dessa ainda terei mais para dizer”, conclui a cantora.

Depois de dois concertos no México em meados de Janeiro, o concerto de apresentação de “Idealist” acontece em Paris, a 31 do mesmo mês, no Festival “Au Fil des Voix”. Segue-se uma longa tournée por dezenas de salas holandesas, belgas, alemãs, espanholas e francesas, com incursões por Israel, em Maio, pela Rússia, em Junho, e pela Suécia, em Agosto. A tournée em Portugal terá lugar no último trimestre deste ano, culminando com um concerto especial no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, a 11 de Dezembro, com a participação de convidados de especiais.

 

Universal Music Portugal