''Coleção'' a primeira compilação de MARISA MONTE já nas lojas

31-05-2016 01:54

Já chegou às lojas a primeira compilação de Marisa Monte , “Coleção”, que reúne canções que a cantora brasileira foi compondo para bandas sonoras de filmes, duetos, temas que a artista compôs para outros artistas e ainda músicas que nunca foram lançadas ao longo destes quase 30 anos de carreira. “Coleção” é lançada a poucos meses de Marisa Monte regressar a palcos portugueses para dois concertos muito especiais: a 27 de julho no festival EDP Cool Jazz e no dia 30 no Jardim da Fundação Serralves .

A cantora convidou para estes dois espetáculos a portuguesa Carminho, que também participa em “Coleção”, no tema “Chuva no Mar”. Além da fadista, o disco inclui ainda as participações de  Cesária Évora (em “É Doce Morrer No Mar”), o norte-americano David Byrne (em “Waters of March”, versão em inglês do célebre “Águas de Março”, de Tom Jobim), Arnaldo Antunes (com quem formou o projeto de sucesso Os Tropicalistas, aqui em dueto no tema “Alta Noite”),  Paulinho da Viola  (na canção “Carinhoso”, da banda sonora do filme “Meu Tempo É Hoje”),  Julieta Venegas (em “Ilusion”), entre outros.

Fazem ainda parte desta compilação canções que até hoje nunca foram lançadas em disco, nomeadamente “Cama (Uma Palavra)”, da banda sonora do filme “Era Uma Vez”, “Esqueça”, retirada do filme “Casseta & Planeta: A Taça do Mundo É Nossa”, ou “Fumando Espero”, que conta com a participação de Gustavo Santaolalla.

Essas gravações e as parcerias que elas proporcionaram foram fundamentais na minha trajetória e influenciaram toda a minha produção a solo. Algumas dessas canções fazem parte da obra de outros criadores e outras nunca foram lançadas. Em comum, todas estavam dispersas e pulverizadas. O processo de seleção foi um mergulho na minha história. Entre as quase 40 músicas que gravei, além dos meus álbuns, foi um desafio chegar até essas 13 ”, diz Marisa Monte.

A maioria das canções que agora podem ser descobertas nesta “Coleção” mantêm-se iguais às suas versões originais. Mas nalguns casos Marisa Monte  deu-se à liberdade de adicionar novas vozes, remisturar, dar-lhes uma nova vida. “Foi uma escolha pessoal em que utilizei um critério subjetivo, íntimo e emocional. Essas músicas evocam minhas melhores memórias desse período de três décadas, me fazem perceber a minha brasilidade dentro do mundo e a grandeza e o sentido que a música trouxe para a minha vida”, afirma.

Desta coletânea faz parte o single “Nu com a minha música”, canção original de Caetano Veloso, que Marisa Monte gravou com dois convidados de luxo: Rodrigo Amarante e  Devendra Banhart.

Marisa Monte Coleção

Universal Music Portugal