Celebração dos 75 anos da BLUE NOTE chega ao iTunes

17-05-2014 02:01

Há já 75 anos que a Blue Note é uma das mais importantes editoras de jazz do mundo, e a celebração de tão redondo aniversário acontece ao longo de 2014.

Um dos momentos altos deste acontecimento é o lançamento de uma secção inteiramente dedicada no iTunes, um destino prioritário para os lançamentos da Blue Note e com o objectivo de disponibilizar o vasto catálogo da label num único local.

Em iTunes.com/BlueNote estarão mais de 100 álbuns em formato "Mastered for iTunes" (com som melhorado e mais próximo daquilo que pretendiam os artistas, produtores e engenheiros de som) para além de diversas compilações introdutórias e de um olhar com mais detalhe pelo arquivo dos mais importantes artistas da editora, como Miles Davis, Herbie Hancock e Clifford Brown.

Don Was, o veterano musico que é hoje presidente da Blue Note, vai apresentar um podcast mensal gratuito, e referiu-se a todo este projecto como "uma mudança muito importante na forma como os fãs descobrem, adquirem e apreciam a nossa música".

Mas este olhar para o passado serve também para preparar o futuro. A editora é hoje a casa de nomes como Gregory Porter e José James: ambos têm passagem marcada por Portugal, no EDP Cool Jazz, e James lança While You Were Sleeping a 2 de Junho, um disco que já está em pré-venda naquela plataforma digital. 

Celebração 75 anos BLUE NOTE

Universal Music Portugal