CCB - Elina Duni Quartet - ''Matanë Malit'' - 5 Set.

29-08-2014 11:23

ECM LISBON SERIES

“Matanë Malit”

Elina Duni Quartet

CCB . 5 Setembro . 21h . Pequeno Auditório

Elina Duni Quartet Matanë Malit

Matanë Malit (Além da Montanha), o álbum de estreia de Elina Duni na ECM, é uma homenagem à Albânia. A  experiência da cantora no jazz inspira a exploração que faz das canções tradicionais dos Balcãs, prestando particular atenção ao ambiente, à plasticidade do som, à tactilidade das estruturas, às implicações das palavras.

Integrada num quarteto marcado por uma unidade subtil que conta com Colin Vallon no piano, Patrice Moret no contrabaixo e Norbert Pfammatter na bateria, Duni explora o folclore da sua Albânia natal, que deixou em 1992, quando tinha apenas 10 anos.

Aprofundando a história conturbada da região e descobrindo muitas canções de grande força e beleza, Matanë Malit inclui canções sobre amantes, heróis, trabalhadores, pastores, exilados, canções de resistência: temas tradicionais com arranjos de Elina Duni e músicas novas expressivamente moldadas na tradição.

 

«Elina Duni canta em albanês, mas embora estas melodias balcânicas sejam recuperadas com escrupuloso cuidado, a sua técnica vai desde cânticos encantatórios num tom perfeito a improvisações sem palavras cheias de efeitos, ao estilo de Norma Winstone ou Sidsel Endresen, ao mesmo tempo que a sua parceria com o trio do pianista suíço Colin Vallon valoriza as subtilezas discretas da sua sensibilidade jazzística.»

John Fordham, The Guardian