CAETANO VELOSO e GILBERTO GIL lançam ''Dois Amigos, Um Século de Música'' a 22 de Janeiro

18-01-2016 00:35

Os vencedores de prémios Grammy® Caetano Veloso e Gilberto Gil anunciaram o lançamento do seu mais recente projecto, “Dois Amigos, Um Século de Música”, agendado para dia 22 de Janeiro. Este encontro histórico é não só uma pérola da história da música brasileira, como transcende uma amizade de uma vida, sendo também uma comemoração dos 50 anos de carreira de ambos os artistas que quebraram barreiras culturais, sociais e políticas através da música, à escala global.

A digressão de Dois Amigos, Um Século de Música começou em Amesterdão a 25 de Junho, passou por Portugal, no Festival EDP Cool Jazz a dia 31 de Julho. Desde então, realizaram-se 44 espectáculos esgotados em 21 países, 35 cidades e para uma audiência superior a 135 mil fãs no mundo inteiro.

Este registo único e de impecável gosto musical será lançado no formado de 2 CD + 1 DVD. Este formato inclui o concerto na íntegra com 28 canções, incluindo “Nine Out Of Ten” em inglês,“Tres Palabras” e “Tonada de Luna Llena” em castelhano, “Come Prima”em italiano e um novo tema inédito “As Camélias do Quilombo do Leblon”. Para além disso, os fãs também vão poder desfrutar dos seus maiores êxitos como “Coração Vagabundo”, “Desde que o Samba é Samba", "Expresso 2222" “Esotérico", "Drão" e muitos outros.

O nível de intimidade presente entre as vozes e guitarras de Caetano e Gil é tal que parece ir além das décadas de amizade que os une, com início nos anos 60 em Salvador, na Baía. Muitas coisas foram experimentadas em parceria desde esses dias. Os concertos históricos no Teatro Vila Velha, as actuações em festivais de música, a chegada ao Rio de Janeiro e São Paulo, a prisão, o exílio em Londres. O facto é que a forma como olham um para o outro e a forma como cantam os versos, revelam nitidamente as inúmeras alegrias, tristezas, acordos, desacordos e músicas que estes dois artistas partilharam nas suas vidas. 

O espectáculo foi realizado por ambos os artistas, a engenharia de som esteve a cargo dos seus filhos, Moreno Veloso e Bem Gil. O cenário foi criado por Hélio Eichbauer e o DVD foi realizado por Fernando Young, Henrique Alqualo e Pedro Secchin, produzido por UNS Produções, Gege Produções e Multishow.

CAETANO VELOSO GILBERTO GIL

Sony Music Portugal