BOB MARLEY & THE WAILERS | 40 Anos do álbum ''Kaya'' celebrados com reedição especial a 24 de agosto

05-07-2018 19:48

Reedição de aniversário inclui uma nova versão do álbum misturada por Stephen Marley. Já disponível em pré-venda

No próximo dia 24 de agosto celebrar-se-ão os 40 anos de “Kaya”, o álbum histórico de Bob Marley & The Wailers, editado originalmente em março de 1978. Esta edição especial de aniversário conta com uma nova e vibrante mistura do álbum original levada a cabo por Stephen “Ragga” Marley, que poderá ser descoberta lado a lado à versão original do disco. Esta reedição de “Kaya” estará disponível em 2CD e 2LP, sendo que a versão digital resume-se à nova mistura de Stephen Marley. O álbum será ainda lançado numa edição limitada em 2LP de 180 gramas em vinil verde, disponível exclusivamente no site bobmarley.com.

 

Gravado em Londres, o álbum, que em 1999 foi considerado pela revista Time como o Melhor Álbum do Século XX, partilha toda a alegria, espírito e ADN do material mais inovador de Marley. “Kaya” contém algumas das canções mais marcantes e intemporais de todo o cânone de Marley, incluindo “Is This Love”, “Easy Skanking” e “Sun is Shining”.

“Kaya” foi originalmente lançado apenas um mês antes de Bob Marley & The Wailers terem liderado o lendário One Love Peace Concert, no Nation Stadium, em Kingston, Jamaica, a 22 de abril de 1978, um evento que contou com 16 dos maiores artistas reggae da altura. One Love Peace foi considerado o regresso triunfante de Marley à sua terra natal, depois de um período longo de exílio em Londres, tendo abandonando o seu país depois de em dezembro de 1976 ter sido alvo de uma tentativa de assassinato em Kingston.

 

O álbum foi gravado com a nova formação dos The Wailers, que contava com os irmãos Carlton e Aston “Family Man” Barrett na bateria e no baixo, Tyrone Downie nos teclados, Alvin “Seeco” Patterson na percussão, e as I Threes – Rita Marley, Marcia Griffiths e Judy Mowatt – nos coros, juntamente com o novo membro Julian (Junior) Marvin na guitarra. Duas das canções de “Kaya” já tinham sido editadas no álbum “Soul Revolution” (1971) com diferentes arranjos, nomeadamente o tema título e “Sun is Shining”.

O objetivo de Stephen em misturar “Kaya 40” foi criar um equilíbrio sonoro que se baseou fortemente nas versões originais dos temas. Stephen recorreu a gravações de voz de Bob  Marley retiradas das maquetes das sessões de “Kaya” que foram gravadas a tempos diferentes, e a partir daí sincronizou as vozes com takes alternativos e acrescentou-lhes arranjos instrumentais diferentes. Stephen tentou manter a música o mais autêntica possível. Para misturar o álbum, recorreu a uma abordagem minimalista semelhante, baseando fortemente a sua versão nos conceitos analógicos clássicos desenvolvidos na década de 1970.

O legado artístico de Bob  Marley perdura para sempre e esta edição do 40.º aniversário de “Kaya” apenas reforça o quão influente ainda se mantém a música tão especial que criou.

“Kaya 40” já está disponível em regime de pré-venda.

O alinhamento de “Kaya 40”

1. “Easy Skanking”
2. “Kaya”
3. “Is This Love”
4. “Sun Is Shining”
5. “Satisfy My Soul”
6. “She’s Gone”
7. “Misty Morning”
8. “Crisis”
9. “Running Away”
10. “Time Will Tell”
11. “Easy Skanking (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
12. “Kaya (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
13. “Is This Love (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
14. “Sun Is Shining (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
15. “Satisfy My Soul (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
16. “She’s Gone (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
17. “Misty Morning (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
18. “Crisis (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
19. “Running Away (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”
20. “Time Will Tell (Stephen Marley “Kaya 40” Mix)”

Universal Music Portugal

Pub.