BOB MARLEY - 30 Anos de ''Legend'' assinalados com reedição a 1 de julho

07-06-2014 02:46
Lançado originalmente a 8 de maio de 1984, "Legend" assinala a vida marcante e a notável carreira de uma das figuras mais importantes da música reggae, Bob Marley. A compilação serve não apenas como a introdução perfeita para a música do jamaicano, mas também como parte essencial da discografia do músico. "Legend" é um dos álbuns de reggae mais vendidos de sempre, com mais de 15 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos e mais de 27 milhões no mundo inteiro.
 
A 1 de julho a Universal assinala os 30 anos de "Legend" com o lançamento de uma nova edição em CD e Blu-ray áudio onde ao disco original, agora com uma nova mistura 5.1 surround, se junta a versão em estúdio de "No Woman, No Cry", que substitui a gravação ao vivo lançada originalmente em 1984.
 
Versões inéditas de "Easy Skanking" e "Punky Reggae Party" integram também o repertório de 14 faixas, onde não faltam clássicos como "Three Little Birds", "One Love/People Get Ready", "I Shot The Sheriff", "Jamming, Exodus", "Redemption Song" ou "Is This Love".
 
Quer a edição em CD quer o registo em Blu-ray áudio integram um livro com fotos raras, com notas e testemunhos de nomes como Paul McCartney e Stevie Wonder. Uma edição em vinil com três cores à disposição – amarelo, verde e vermelho, as cores do reggae – será também editada, num disco duplo que visa aproximar o som ao registo original.
 
"Legend" é dono do recorde de álbum que permaneceu mais tempo na tabela de vendas da Billboard, 1085 consecutivas semanas no total (21 anos!).
 
Bob Marley é um dos ícones da música e da arte mais influentes do século XX. O seu estilo de vida e a sua música continuam a influenciar novas gerações e o seu legado permanece vivo através das suas canções. Na era digital, a sua página é a segunda mais seguida no Facebook para artistas já falecidos, juntando mais de 60 milhões de fãs. O catálogo musical do jamaicano deu a Marley distinções no Rock and Hall Hall of Fame, em 1994, e no ASCAP Songwriters Hall of Fame, em 2010, por exemplo. Em 2001, Marley foi homenageado nos Grammy Awards com um galardão pela sua carreira.


Universal Music Portugal