Arctic Monkeys, Coldplay e Ed Sheeran dominaram o Spotify em 2014

04-12-2014 01:02

Ao entrar no último mês do ano é altura do Spotify olhar para trás e ver o que foi o panorama musical de 2014, em Portugal. Os Arctic Monkeys foram a banda mais escutada pelos portugueses este ano, seguidos de Coldplay e Ed Sheeran.

 

A banda britânica de rock formada em 2002 é também detentora da canção mais ouvida do ano com “Do I Wanna Know”. Enquanto, “I See Fire”, de Ed Sheeran, e “Magic”, dos Coldplay, completam este pódio.

 

O rei da música nacional é sem dúvida Anselmo Ralph. O artista ocupa o 9.º lugar dos cantores mais ouvidos no Spotify, em Portugal, este ano. Porém, o cantor não é o detentor da música em português mais ouvida em 2014. Essa honra vai para “Jajão”, de Master Jake.

 

Quanto aos álbuns mais ouvidos pelos portugueses, Ed Sheeran está no topo com “x”, seguido de “In The Lonely Hour”, de Sam Smith, e de “Sex And Love”, o recente trabalho de Enrique Iglesias que tem uma versão exclusiva em Portugal que inclui o dueto inédito com Mickael Carreira. Em português, é Tiago Bettencourt a levar o prémio de álbum mais ouvido no Spotify com “Do Princípio” – o 19.º álbum mais ouvido do ano, em Portugal.

 

O Spotify revela ainda quais as músicas mais virais em Portugal: “Snuff”, dos Slipknot, “Can You Feel My Heart”, dos Bring Me The Horizon, e “Afraid”, dos The Neighbourhood. Um top onde “Ouvi Dizer”, dos Ornatos Violeta, surge na 8.ª posição.

 

De destacar também as playlists mais escutadas. Os portugueses quiseram seguir as tendências e a “Top Tracks in Portugal” foi a selecção musical mais ouvida este ano. Mas além das selecções das músicas mais ouvidas, a preferência dos portugueses recaiu também em playlists de “Fitness”, “Pop No Trabalho” ou “Chegando a Casa”. Nota para a playlist do “Optimus Alive’14” – agora “Nos Alive” - que foi a 16.ª mais vezes escutada durante ano.

 

Agora que se aproxima o fim de ano, o Spotify divulga também que “Wake Me Up”, de Avicii, foi a música mais ouvida em Portugal no momento exacto em que batiam as primeiras 12 badaladas de 2014.

 

Dados mundiais

A nível global, Ed Sheeran é coroado o artista com mais streaming de 2014, com o cantor e compositor a ser ouvido mais de 860 milhões de vezes em todo o mundo este ano, no Spotify. Ed Sheeran também detém o título para o álbum mais ouvido com “x”, que foi lançado em Junho e apreciado pelos fãs no Spotify mais de 430 milhões de vezes.

 

Dos dados analisados pelo Spotify fica ainda a saber-se que “Shine”, de Benjamin Francis Leftwich, “Heartbeats”, de José González e “Come Away With Me”, de Norah Jones, são as músicas mais viciantes do ano. Pelo menos, foram aquelas que mais vezes foram ouvidas no princípio ao fim - sem interrupções ou saltar de faixa - pelos utilizadores do Spotify.

 

“Este foi um ano fenomenal para uma grande variedade de incríveis artistas em Spotify. Mais de cinquenta milhões de fãs de música ouviram mais de 7 mil milhões de horas, só em 2014. Estamos extremamente orgulhosos de que o Spotify ajude as pessoas a descobrir, desfrutar e partilhar um mundo de novos artistas da música e ajudar a alcançar novos públicos”, afirma Steve Savoca, chefe de conteúdo do Spotify.

 

O responsável não se esquece ainda do grande nome musical deste ano. “Enormes felicitações para o Ed Sheeran, que arrebatou em força este ano. Ele merece muito ter o maravilhoso “x” como álbum mais transmitidos no Spotify, assim como de ser coroado o artista mais ouvido globalmente em 2014 pelos seus fãs através do Spotify”.

Spotify Som Direto